Yom Kipur (Yom Kippur)

Yom Kippur, o Dia do Perdão, é a mais importante e sagrada festividade do Judaísmo. É um dia de jejum e reza que é celebrado no décimo mês Hebraico de Tishrei, 10 dias após Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico. Yom Kippur marca o final dos “Dez Dias de Arrependimento” e concede aos Judeus a última oportunidade de obter perdão e absolvição por seus pecados do ano que terminou. De acordo com a crença Judaica, o julgamento do Yom Kippur é passado por todas as pessoas para o ano vindouro.Para ser digno de receber o perdão pelos pecados, este dia é dedicado ao arrependimento espiritual e comprometimento de começar o novo ano com a consciência limpa, seguro do conhecimento de que Deus perdoa todas as pessoas que verdadeiramente se arrependem de suas transgressões.

yom kipur

A idéia de purificação é preenchida pelo jejum: no Yom Kippur, Judeus observantes jejuam da noite do dia sagrado até a noite seguinte. Diferentemente de outros dias Judaicos de jejum, Yom Kippur é observado em sua totalidade, mesmo quando coincide com o Shabat.Yom Kippur é o único dia no calendário Judaico durante os quais existem cinco serviços de rezas.

O Yom Kippur não está diretamente ligado com nenhum evento histórico, apesar de que algumas pessoas acreditam que neste dia Moisés desceu do Monte Sinai com o segundo bloco de pedras onde estavam gravados os Dez Mandamentos, e Deus perdôou os Israelitas pelo pecado do Bezerro de Ouro. Esta é uma festa ordenada pela Torá, onde é chamada de Shabat do Descanso Solene, um dia em que nenhum trabalho produtivo pode ser feito, exatamente como no Shabat.