VP do maior instituto agrícola de Israel fala sobre a segurança global dos alimentos, em evento da Câmara Brasil-Israel

Apesar de sua geografia extremamente hostil à prática das atividades agrícolas, já que apenas 20% das terras são aráveis, a agricultura em Israel é um dos aspectos econômicos mais desenvolvidos do país.

Para contar um pouco dos avanços neste setor, a Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria e a Missão Econômica de Israel no Brasil realizaram no dia 04 de julho, na Fecomércio, palestra com Itamar Glazer, vice-presidente do maior instituto agrícola de Israel, o Instituto Volcani.

Glazer, que é Bacharel, Mestre e PhD em Agricultura pela Universidade Hebraica de Jerusalém explicou como Israel, que tem 2/3 de suas áreas áridas ou semiáridas, um complexo ambiente geopolítico, escassez de recursos hídricos e de mão de obra agrícola, superou as dificuldades com muito investimento em pesquisa e inovação na área agrícola.

Ele destacou algumas medidas desenvolvidas pelo Instituto Volcani tais como a biotecnologia no combate à perda de água nas plantas, novas embalagens que garantem maior durabilidade para os alimentos, o armazenamento de grãos com métodos inovadores, o uso de tecnologias que detectam e diminuem a contaminação dos alimentos e o uso da genética para a obtenção de melhores sementes.

“Hoje nosso trabalho está focado na necessidade do consumidor, que busca um alimento com melhor sabor, mais qualidade e que seja funcional, com vitaminas e antioxidantes”, frisou o professor.

Glazer também deu detalhes como a alta tecnologia está presente na agricultura, como por exemplo um braço artificial que faz a poda de árvores e plantas e também colhe alimentos e tratores com GPS e câmeras acopladas, que direcionam produtos diretamente nas sementes. “Israel é um país pequeno, mas tudo o que desenvolvemos pode ser implementado em larga escala e a nível global”, finalizou.

“A experiência de Israel na agricultura é brilhante e suas inovações podem contribuir muito com o Brasil, que tem uma abundancia de recursos naturais, mas precisa investir em tecnologia”, disse o diretor da Câmara Brasil-Israel, Ivan Luvisotto.

“A palestra do professor Glazer mostrou justamente algumas das áreas onde podemos explorar o potencial de cooperação entre Israel e Brasil, dois países líderes na agricultura”, complementou o chefe da Missão Econômica de Israel no Brasil, Boaz Albarânes.

itamar2