A empresa Elbit Systems, de Israel, confirmou a participação no projeto da viatura blindada de combate de Cavalaria (VBC Cav) 8X8, do Exército Brasileiro (EB), com a solução EITAN/”Sabra Light”.
O EITAN MERKAVA WHEELED AV foi desenvolvido pela MANTAK, empresa ligada ao Ministério da Defesa de Israel e criada para o desenvolvimento da família de blindados Merkava, que se basearam nas tecnologias, metodologias e know how acumulado em 50 anos de experiência em desenvolvimento de blindados. De acordo com a empresa, sua fase de projeto do veículo foi concluída em 2020 e os primeiros exemplares foram entregues às Forças de Defesa de Israel (IDF) em 2021, com mais de 300 viaturas encomendadas.
O EITAN tem passou por testes extensivos e processo de qualificação para cumprir o rigoroso programa de requisitos operacionais, de confiabilidade e de manutenção da IDF, passando por testes de desenvolvimento e processo de qualificação, e sua produção em série já foi iniciada para as versões de viatura blindada de transporte de pessoal (“armoured personnel Carrier” – APC) e a viatura de combate de infantaria (“infantry fighting vehicle” – IFV), este último equipado com uma torre com canhão de 30x173mm, com sistemas similares ao do SARC UT30BR.
Em fevereiro deste ano, uma delegação do Exército Brasileiro visitou as instalações da MANTAK e pode ver “in loco” a linha de produção de veículos blindados israelenses, principalmente EITAN 8X8.
Compartilhando diversas soluções de conceito, design, dimensionamento e seleção de componentes (mecânicos, elétricos e eletrônicos) e subsistemas com os o carro de combate (“main battle tank” – MBT) Merkava IV e o IFV Namer, o EITAN representa uma nova geração de veículos blindados sobre rodas, servindo de plataforma comum para diversos armamentos e equipamentos, seguindo a metodologia IDF de produzir os viaturas blindadas mais protegidas.
A configuração a ser ofertada ao EB é a com a torre Elbit 105/120, equipada com canhão de 105 mm, mas que pode receber o canhão de 120 mm, para dois ocupantes e com carregamento automático, sendo que a empresa informou que também a torre entrou em produção e que já foi vendida para outros clientes, como as Filipinas.
No Brasil, a Elbit possui duas subsidiárias , sendo a Ares Aeroespacial e Defesa a da divisão Land, que ao longo dos anos receberam grandes investimentos e hoje contam com um forte departamento de engenharia, estrutura d SLI, instalações modernas e grandes experiência de trabalho nos principais programas das Forças Armadas. Ambas as empresas são consideradas estratégicos para o EB e sua presença no projeto VBC Cav potencializam as vantagens da solução proposta.
Com uma parceria forte e histórica construída com o EB, a Ares produz produtos de defesa modernos e unidades embarcadas com funções automáticas, como SARC REMAX, e, em 2016 participou do consórcio que venceu a licitação para fornecer uma torre de 105mm para o antigo projeto do Guarani 8X8.
Com informações da Ares Aeroespacial e Defesa
Crédito da Foto: Zachi Evenor