Quando se diz que menos é mais convém ter números para demonstrar por que isso faz sentido. No varejo, a RetailTech Onebeat, empresa israelense especialista em tecnologia para gestão da cadeia de suprimentos, tem levado grandes redes como Vivara, Calvin Klein e Pegue Menos a crescerem enquanto têm seus estoques cada vez menores, graças à tecnologia que torna a gestão muito mais eficiente.
No caso da Grand Cru, maior empresa de importação e distribuição de vinhos da América Latina, havia a necessidade de mudar o modelo de abastecimento, pois gerava muito excesso nas lojas. Isso porque o mercado de vinhos tem a maior parte do sortimento com giro de estoque muito baixo (slow movers), o que gera uma cauda longa e difícil de ser gerenciada. Além disso, essa lentidão sempre deixa eminente o risco de oxidação da bebida, o que representa uma perda considerável para a empresa. Com mais de mil rótulos com origem em diversos países, a Grand Cru obteve melhorias na gestão de múltiplos itens, mais organizada em relação à data de chegada e saída das garrafas (se adequando ao conceito do FIFO – first in, first out) e adequando a oferta ao perfil de demanda de cada loja.
“A Onebeat trouxe inteligência para otimizar a experiência do cliente nas lojas, garantindo que tivéssemos o produto certo no lugar certo. A redução do valor estocado chegou a 60% em algumas lojas e mesmo assim estamos conseguindo oferecer os ítens que o nosso consumidor procura”, afirma Alexandre Bratt, CEO da Grand Cru. Ele conta que a redução de estoque média foi de 35% em unidades e 25% em valor, e o índice de ruptura geral das lojas caiu em 50%, enquanto o aumento do GMROI (retorno da margem bruta sobre o investimento em estoque) nas lojas foi de até 300%.
De acordo com Igor Melo, Head Brasil da Onebeat, esses resultados são consequência da tecnologia Onebeat que conta com sistema de aprendizagem em tempo real, em um conceito chamado de “Agile Prediction Technology”, com algoritmos de propriedade intelectual própria desenvolvidos em Israel pela empresa. “Com uso de inteligência avançada é possível ter informações mais confiáveis para a tomada de decisão e garantir que os itens de maior interesse dos consumidores fiquem disponíveis na quantidade adequada para atender a demanda específica em cada localidade”, afirma.
Fonte: 2A+ Alimentos
Foto: Helena Lopes