Universidade Bar-Ilan e Technion são escolhidos para estabelecer o instituto nacional de pesquisa de armazenamento de energia

A Universidade Bar-Ilan e o Technion – Instituto de Tecnologia de Israel venceram uma chamada publicada pelo Ministério da Energia para o estabelecimento de um instituto nacional de pesquisa na área de armazenamento de energia. O objetivo do instituto é encorajar o setor de energia de Israel a dar um salto adiante em resposta aos desafios estratégicos nacionais, de olho em aplicações globais, bem como treinar quadros de futuros especialistas na área e facilitar a transferência de tecnologias inovadoras de do ambiente acadêmico para a indústria.

O instituto será liderado por um comitê diretor conjunto do Ministério da Energia, instituições de pesquisa e terceiros. O comitê diretivo será chefiado pelo cientista-chefe do Ministério de Energia, Dr. Gideon Friedman. O Prof. Doron Aurbach, Diretor Científico do Centro de Energia e Sustentabilidade da Universidade Bar-Ilan, e o Prof. Yoed Tsur, Diretor do Programa Grand Technion de Energia (GTEP), chefiarão o novo instituto nacional de energia.

O instituto será estabelecido com um orçamento de aproximadamente NIS 130 milhões por 5 anos, dos quais o Ministério da Energia investirá NIS 100 milhões e as instituições vencedoras se comprometeram a investir mais NIS 30 milhões. O investimento do Ministério permitirá a compra de infra-estrutura de pesquisa cara e a instalação de novos laboratórios.

Com as tecnologias convencionais, o crescente consumo de energia causa emissões de gases de efeito estufa e mudanças climáticas. A meta estabelecida pelo Estado de Israel para 2050 é uma economia energética nacional livre de emissões de gases de efeito estufa. A forma de atingir este objetivo passa pela transição para fontes de energia renováveis, como o sol e o vento. A produção de energia dessas fontes não é constante, mas flutua ao longo do dia. Portanto, é necessário o desenvolvimento de novas tecnologias para armazenar energia em grandes quantidades. Esta será uma das principais tarefas do novo instituto.

O instituto se dedicará à pesquisa nas seguintes áreas, entre outras: baterias de íon-sódio que podem ser mais baratas e mais disponíveis do que as baterias de íon-lítio; melhorar o desempenho da célula de combustível; produzir hidrogênio verde de forma eficiente e armazená-lo de forma segura e conveniente; baterias de estado sólido livres de líquidos e mais seguras; baterias à base de metal-ar, como ferro e zinco, que possuem uma densidade de energia muito alta; novos cabos com maior capacidade de transportar energia elétrica e densidade de potência muito alta; e baterias de fluxo com grande capacidade de armazenamento.

A área de armazenamento de energia é de grande importância para a transição da economia para as energias limpas. O armazenamento de energia permitirá uma integração cada vez maior das energias renováveis, disponíveis apenas durante parte do dia.