Unisul fecha acordo de cooperação acadêmica com empresa israelense

A Unisul iniciou em 2019 sua aproximação com Israel para o desenvolvimento de uma parceria acadêmica, em que inovações em saúde pudessem ser desenvolvidas e compartilhadas entre os professores e cientistas representantes dos dois países. Nessa semana o acordo foi assinado e segue em tramitação para ser fechado.

A pesquisa acadêmica prevista no acordo de cooperação será realizada entre o Programa de Pós-graduação e Ciências em Saúde da Unisul e a empresa Dermafence, fabricante de cosméticos e produtos com finalidades terapêuticas. A ideia é o desenvolvimento de uma pomada para queimadura. Depois que o convênio for firmado, a instituição irá recrutar um aluno de mestrado para trabalhar com essa temática em sua dissertação de mestrado fazendo um estudo clínico com pacientes.

“A parceria com Israel vem sendo construída desde 2019, quando participamos da Missão Israel, de lá pra cá estamos conversando com empresas e pesquisadores e agora fechamos esse termo de cooperação para uma pesquisa academia entre o Programa de Pós-graduação em Ciências em Saúde da Unisul e a empresa Dermafence”, ressalta a profª. Fabiana Schuelter Trevisol, doutora em Ciências da Saúde e coordenadora adjunta do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da UniSul.

A ocasião também foi marcada pela assinatura do acordo internacional de cidades irmãs entre Tubarão e a israelsense Hefer Valley. O acordo prevê intercâmbio em educação, inovação, saúde e agricultura, além de transferência de tecnologia. Estavam presentes o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Gerson Garcia de Freitas, o embaixador israelense em Brasília, David Atar, além dos presidentes das Câmaras de Comércio dos dois países.