Toyota junta-se à Tesla para desenvolver direção autônoma de baixo custo

A Woven Planet, da Toyota, juntou-se à Tesla na tentativa de avançar na tecnologia de direção autônoma sem utilização de sensores caros, como os lidars.

A Woven Planet afirma que é capaz de usar câmeras de baixo custo para coletar dados e que pode efetivamente treinar seu sistema de direção autônoma, um avanço que espera ajudar a reduzir custos e ampliar o uso da tecnologia.

A coleta de diversos dados de direção usando uma grande frota de carros é fundamental para desenvolver um sistema de carro autônomo robusto, mas o uso de veículos equipados com sensores caros torna a tecnologia inviável, segundo a empresa.

A Tesla tem apostado em câmeras para coletar dados de mais de 1 milhão de veículos na estrada para desenvolver sua tecnologia de direção autônoma, enquanto a Waymo, da Alphabet, e outras empresas adicionaram sensores como lidars a um pequeno número de veículos.

“Precisamos de muitos dados. E não basta ter uma pequena quantidade que podem ser coletados de uma pequena frota de veículos autônomos muito caros”, disse Michael Benisch, vice-presidente de engenharia da Woven Planet, à Reuters. “Em vez disso, estamos tentando demonstrar que podemos desbloquear a vantagem que a Toyota e uma grande montadora teriam, que é o acesso a um enorme volume de dados”, disse Benisch, ex-diretor de engenharia da divisão de veículos autônomos da Lyft, que a Toyota comprou em 2021.

O Woven Planet usa câmeras 90% mais baratas do que os sensores mais usados e podem ser facilmente instaladas em frotas de carros de passeio. A empresa disse que usar dados de câmeras de baixo custo aumentou o desempenho de seu sistema para um nível similar ao daquele que usa sensores mais caros. O executivo disse, no entanto, que a Toyota ainda usará vários sensores, como lidars e radares, para robotáxis e outros veículos autônomos a serem implantados futuramente, pois essa parece ser a abordagem melhor e mais segura para esses casos. O presidente da Tesla, Elon Musk, que já errou várias previsões sobre a tecnologia, afirmou recentemente que o sistema da montadora poderá alcançar um estágio de plena autonomia por meio de câmeras neste ano.

Fonte: UOL

Foto de Gautam Sudarsan no Pexels