TIM e Gilat implementam maior rede de backhaul via satélite da América Latina 

TIM comemora o avanço do projeto Sky Coverage e supera a marca de 1000 sites pelo país, com solução backhaul satelital fornecida pela Gilat – cobertura 4G de qualidade utilizando energia solar, com foco em locais de difícil acesso. Em menos de um ano de operação, o projeto está presente em distritos, rodovias e resorts de seis estados, e é fundamental também para ampliar a conectividade do setor de agronegócio, especialmente para equipamentos e investimentos em Internet das Coisas (IoT). A iniciativa está também atrelada às metas de uso renováveis de energia, ecoeficiência e acesso à conectividade da operadora.

Para atingir esta marca histórica, a TIM conta com parceiros que colaboram com soluções e tecnologias que permitem ampliar e garantir a cobertura 4G. A Gilat Satellite Networks, empresa israelense que é uma das líderes em tecnologia e soluções de rede via satélite, foi a empresa escolhida para fornecer backhaul móvel via satélite para o projeto Sky Coverage. Através da plataforma SkyEdge II-c da Gilat é possível fornecer conectividade 4G de qualidade e ter, na plataforma, a capacidade de implantação, gestão e ativação de serviços sempre que necessário, especialmente no caso da expansão do projeto. Com esta parceria, a TIM conta com o maior backhaul de satélite 4G para a região.

Marco Di Costanzo, diretor de Engenharia de Redes da TIM Brasil, reforça a importância do projeto e de parcerias efetivas para o sucesso da implementação. “Temos orgulho de chegar a um número tão expressivo de sites com backhaul implementados pela Gilat e assim,  seguir com o Sky Coverage, um projeto pioneiro da TIM de cobertura 4G. Conectar o campo e áreas remotas faz parte das prioridades da operadora, dentro de sua meta de 100% de cobertura 4G até o final de 2023. Estamos trabalhando para ampliar o projeto a cada dia, transformando a realidade de vilas e áreas remotas, e levando conectividade para todos”.  

“Estamos orgulhosos em apoiar o programa TIM Brasil Sky Coverage”, disse Michal Aharonov, diretora comercial da Gilat. “Através do trabalho inspirador com a TIM Brasil, conseguimos demonstrar, mais uma vez, como os serviços da Gilat e a solução líder de backhaul via satélite 4G agregam valor inigualável aos nossos parceiros, além de melhorar a vida das pessoas em todo o mundo e auxiliar para reduzir a exclusão digital.”

Photo by Designecologist from Pexels

Por DatacenterDynamics