Tecnologias para Análise Sanguínea: as inovadoras contribuições de Israel

Dada a importância e a demanda por análise de sangue em todo o mundo, não é de estranhar que Israel, com seu sistema de saúde avançado e sua sólida cultura de inovação, tenha criado inúmeras empresas com tecnologias inovadoras e testadas para ajudar a abordar as necessidades nesta área.

Por exemplo, PixCell foi fundada por uma equipe de pesquisadores do Technion Institute of Management e desenvolveu um analisador de sangue portátil, aprovado pela FDA, que permite aos profissionais de saúde disponibilizar diagnósticos rápidos de análise de sangue, informação que os ajuda a tomar melhores decisões em problemas críticos. As tecnologias empregadas na solução incluem microfluidos, visão comptacional e inteligência artificial (IA).

Estabelecida há mais de dez anos, a Sight Diagnostics desenvolveu o Sight OLO, o qual realiza hemogramas completos (as análises de sangue mais solicitadas) em minutos em vez de horas. Sight OLO conta com a aprovação 501k do FDA para seu uso em laboratórios relativamente complexos e foi implementado em muitas instalações de atenção médica, incluindo o hospital Sheba Tel Hashomer de Israel, como parte do exército de Israel para abordar a avaliação de infecções nos primeiras etapas da pandemia Covid-19.

Um fator chave nas verificações e análises de sangue é a velocidade, e é por isso que a solução de EFA (Engenharia para todos, suas siglas em inglês) Tecnologies / RevDx Medical tem como objetivo levar o laboratório ao sangue em vez do sangue ao laboratório. A empresa desenvolveu um dispositivo portátil com padrões de laboratório, que incorpora tecnologia do modo que permite a realização de uma análise sanguínea completa, que anteriormente só estava disponível em clínicas/hospitais, em qualquer lugar e em qualquer momento.

Recentemente, outra empresa israelense, Scopio Labs, obteve em 2023 o primeiro lugar na lista Fast Company das 10 empresas de dispositivos médicos mais inovadoras do mundo. Scopio Labs registrou um avanço significativo na digitalização de hematologia e análise de morfologia de células sanguíneas e pode oferecer um conjunto de aplicativos digitais que ajudam os técnicos de laboratório na detecção rápida e temprana de cânceres relacionados a sangue, anemia, infecções , alergias e outras doenças de base hematológica. Há menos de um ano, a Scopio Labs anunciou que o FDA havia autorizado a autorização 510k para seu dispositivo X100HT para aplicações específicas de frutas de sangue.

Se as provas e análises de sangue são as pedras angulares da atenção médica mundial, outra empresa israelense de tecnologia sanguínea, RedC Biotech, tem a missão de criar um processo altamente escalável para a produção de glóbulos vermelhos confiáveis, universais e livres de patógenos , cálculos de células mãe. Tal solução poderia ajudar a satisfazer a demanda mundial de transfusões de sangue em situações que exigem intervenção médica, como traumatismos, partos, cirurgia, doenças crônicas, câncer e muito mais. Os glóbulos vermelhos universais da RedC Biotech também podem ser usados ​​como uma plataforma única para o tratamento de terapias avançadas. A empresa se encontra atualmente em uma etapa pré-clínica e colabora com organizações líderes da indústria, acadêmicas e governamentais.

Ao observar o tema da saúde em um contexto global, é bem estabelecido que as inflamações crônicas estão relacionadas a doenças como artrite, câncer, doenças cardíacas, diabetes e doença de Alzheimer. Na atualidade, as análises de sangue (CRP, VHS, LPA e outras) não podem distinguir entre inflamação aguda e crônica, nem monitoram a função imunológica do corpo. Por isso, existe uma grande necessidade de novas ferramentas para avaliar o estado imunológico e o estágio inflamatório dos pacientes que sofrem de enfermidades crônicas. A empresa israelense Improdia está abordando esse problema com tecnologia inovadora e usando biomarcadores exclusivos que ajudam os médicos a identificar os pacientes que têm mais chances de se beneficiar de um tratamento terapêutico específico. As empresas farmacêuticas também podem se beneficiar do uso da tecnologia de Improdia no desenvolvimento de novos medicamentos para diversas doenças relacionadas às inflamações crônicas.

Dada a contribuição dessas e de outras empresas, é claro que a inovação israelense pode ajudar a ser o “oxigênio” necessário para impulsionar ainda mais o desenvolvimento de soluções de análise de sangue e, por isso, melhorar a atenção médica aos pacientes.

Fonte: Israel Trade

Foto: Karolina Grabowska