Tecnologias de Israel podem chegar através do ProRural as regiões mais secas de Pernambuco

Apesar de ser um pequeno país, com poucos recursos naturais e com 60% do seu território localizado na região do deserto, o Estado de Israel é exemplo e referência mundial em soluções inovadoras em tecnologias de água. É essa tecnologia que será conhecida e pode ser trazida pelo ProRural para Pernambuco, após visita do órgão ao país. O encontro começará no próximo dia 01 e terá duração de cinco dias.

Um convite do Banco Mundial ao ProRural, levará o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e o diretor geral do Programa, Anselmo Pereira, para missão ao país do Oriente Médio. Junto com a delegação do Bird para Água e Agro-tecnologia, os representantes pernambucanos visitarão entidades e programas responsáveis pelo sucesso da política hídrica do país.

Para o diretor geral do ProRural, Anselmo Pereira, a visita a Israel é uma oportunidade para conhecer as melhores experiências do mundo no que diz respeito às soluções de abastecimento. “Israel passou 67 anos de escassez e conseguiu resolver a sua crise hídrica. Vivemos um momento de grande estiagem no Agreste e Sertão e vislumbrar soluções para a seca em Pernambuco é muito motivador”. Comenta Anselmo, que é natural do Agreste e conhece bem a realidade da região semi-árida.

A estadia no país será intensa e começará pela visita ao órgão governamental que promove a investigação e desenvolvimento industrial em Israel (OCS), o Programa de Água e Sustentabilidade Nacional (Newtech Israel), a Agencia para a Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (Mashav), Companhia de Tecnologia de Transferência da Universidade Hebraica de Jerusalém (Yissum), o maior programa de reciclagem de água no país e a planta de tratamento de água e as principais empresas que fazem irrigação por gotejamento em Israel.

Por três dias o foco da viagem será os sistemas de prevenção a perda da água. No país, quase 80% da água é tratada e reutilizada. Os pernambucanos conhecerão a Autoridade da Água israelense, a Empresa Nacional da Água em Israel (Mekorot), a Companhia de Água de Jerusalém e as tecnologias contra a perda de água, além de projetos de empresas que desenvolvem soluções para reutilização do recurso.

Outra etapa da viagem, e muito importante para Pernambuco, será a visita a Organização de Pesquisa Agrícola da Universidade Hebraica e o Instituto de Estudos Ambientais Arava, que desenvolve agricultura no deserto. E para finalizar conhecerão experiências de sucesso nas áreas de floricultura, pecuária e biocombustíves, entre outros.