Tecnologia revolucionária de exames médicos será implantada em Garopaba

Precisão nos exames, redução das filas, fim das reconsultas. Estes são alguns dos benefícios que a implantação do medidor de biosinais MTX pode trazer para os atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) de Garopaba.

O aparelho, trazido pela empresa israelense Cnoga Medical, fornece 14 parâmetros médicos sem invasão e sem dor, além de registrar todas as informações do paciente em um banco de dados online em tempo real. Ou seja, ao fazer a triagem, o paciente já sai com todos os exames impressos para sua consulta com o médico.

A tecnologia já está sendo utilizada na unidade de saúde à beira do Rio Negro, na Amazônia e na cidade de Santo Amaro da Imperatriz (SC), e possui as certificações da Anvisa, Inmetro, ISO e Amar. “É um divisor de águas na história da saúde pública e a nível de Garopaba. Essa parceria com a Cnoga, que desenvolve alta tecnologia em saúde, vai ser um grande marco da nossa gestão em saúde”, comemora a secretária de Saúde Tatiane Ávila Pacheco.

Na tarde de terça-feira (3), médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde foram convidados para a apresentação do dispositivo na Câmara Municipal de Vereadores. E a partir da semana que vem, as dez unidades do aparelho MTX já estarão na cidade, quando iniciam os treinamentos das equipes que fazem o atendimento ao público.

 O MTX

O dispositivo não-invasivo é usado na ponta do dedo, sem a necessidade de amostras de sangue. Utilizando uma análise fotográfica do tecido dos capilares da ponta do dedo, mais de 14 parâmetros biológicos diferentes podem ser analisados em segundos. Confira quais são eles:

● Pulso

● Spo2 (Oximetria de Pulso)

● Pressão sanguínea

● HGB (Hemoglobina)

● Hct (Hematócrito)

● O2, CO2

● CO/SV/SVV/CI (Débito cardíaco / Volume Sistólico, Variação do Volume Sistólico, Índice Cardíaco)

● PCO2, PO2

● pH

● Contagem de hemácias (RBC)

● Viscosidade sanguínea (BV)

● Pressão arterial média (MAP)

No lançamento da tecnologia, estiveram presentes o CEO da Cnoga no Brasil, Zivi Zalgoa, o Médico cirurgião Cardiovascular do Incor Dr. Francês Vidal, o deputado Cesar Souza Junior, o prefeito Sérgio Cunha e o Vice, Nilton Raupp, além de outras autoridades municipais.