Tecnologia israelense promete substituir insulfilm

Por vivermos em um país tropical, a película fumê (vulgo insulfilm) se popularizou rapidamente por aqui. Isso porque, além da questão estética, ela ajuda a reduzir o calor e a luminosidade dentro do carro, melhorando a eficiência do ar condicionado. Mas essas películas automotivas podem estar com seus dias contados, graças a uma tecnologia de transparência regulável dos vidros, desenvolvida por uma empresa israelense Gauzy.

Segundo a empresa, a tecnologia funciona com a implantação de uma película de cristal líquido inteligente entre duas placas de vidro. E por meio de um controle remoto é possível controlar a quantidade de luz que passa pelo vidro, como se houvesse uma persiana embutida.

Previsto para estrear no mercado em 2015, o sistema promete simular movimentos de abrir, fechar e bascular o vidro, ampliando as opções de sombreamento e conforto de variados tipos ambientes, desde residências, empresas até carros.

A principal vantagem da nova tecnologia é a possibilidade o usuário regular o nível de transparência desejado (o que pode flexibilizar a utilização do escurecimento conforme as leis vigentes locais). Além disso, a tecnologia do cristal líquido pode proteger os ocupantes da incidência dos raios solares.