Tecnologia israelense para reduzir o desperdício de alimentos

Wal-Mart, SunPacific, Pepsico, FritoLay e BASF estão testando a tecnologia da Pimi Agro CleanTech para evitar o apodrecimento de alimentos antes de sua chegada ao mercado.

frutas

Fundada há 15 anos por Nimrod Ben-Yehuda, a Pimi Agro CleanTech, tem uma linha exclusiva e sustentável de produtos para manter frutas e hortigranjeiros frescos por até 10 semanas, reduzindo drasticamente a deterioração durante o transporte. Cerca de um terço dos alimentos nunca chega ao mercado. Nos países em desenvolvimento, o número é geralmente maior. Estragos, doenças e problemas de transporte corroem os lucros de produtores e comerciantes – e elevam os preços ao consumidor. “Antes de ser vendida, toda a produção é selecionada. Um total de 30% é jogado fora, e o que sobra dificilmente dura um dia até ser substituído”, diz Ben-Yehuda, que tem essa preocupação desde os tempos de trabalhador nos campos de um kibbutz, na adolescência. “Eu ficava impressionado com a quantidade de frutas e verduras que era jogada fora nas estações de embalagem. Eu via pilhas de pimentas e tomates estragados – ao mesmo tempo em que crianças passavam fome. É um absurdo!”

O método sem química da Pimi para preservação dos alimentos não é resultado de um impulso momentâneo de genialidade. “Tive a ideia há 25 anos”, diz Ben-Yehuda. “Ela evoluiu da ecologia e, no começo, foi difícil superar o ceticismo e atrair o interesse dos investidores. Aperfeiçoá-la em um projeto viável levou um longo tempo.” Os produtos patenteados em todo o mundo pela Pimi Agro são baseados em 99,4% de peróxido de hidrogênio estabilizado (STHP), que retorna à natureza como oxigênio e água, enquanto o percentual de 0,6% restante é formulado de acordo com a fruta ou o vegetal usado. “Quinze anos de pesquisa produziram formulações separadas para cítricos, frutas com caroço (como pêssego e ameixa), batatas, cebolas e batatas-doces que podem ampliar muito a validade dos produtos”, observa Ben-Yehuda. Testes demonstram que as soluções da Pimi podem ser 15 vezes mais eficientes do que outros sistemas de preservação e prevenção de doenças. “Descobrimos que, para frutas cítricas em Israel, precisamos de apenas um terço do fungicida normalmente usado”, afirma Ben-Yehuda. “De fato, não é orgânico, mas o produto é significativamente mais saudável e tem um prazo de validade muito maior.” A empresa agora está desenvolvendo formulações para aspargo, cogumelo, pimenta, carne, frango e peixe.

“Neste momento, estamos em um estágio revolucionário”, diz Ben-Yehuda. “Temos a aprovação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, e redes de mercado americanas estão interessadas.” O maior varejista do mundo ocidental, a Wal-Mart, e a maior produtora de frutas cítricas, a Sun Pacific, estão conduzindo testes de campo em larga escala. Grandes produtores de alimentos como Pepsico, FritoLay e BASF também estão testando a tecnologia da Pimi. Outros clientes de Israel, Alemanha, Reino Unido, Canadá, Japão e Rússia também estão interessados na solução simples e barata. “Estamos desenvolvendo parcerias nas Filipinas, em países em desenvolvimento na África, Índia, China e América do Sul. Está tudo em estágio de desenvolvimento com investidores locais.”

“Países em desenvolvimento só têm a ganhar. Visitei a Índia e vi plantações de manga onde a depreciação devido a perdas pode chegar a 70%. Esse problema tem implicações globais. Se apenas 30% da produção chega ao mercado, isso afeta os preços e a disponibilidade”, explica. “(A nova tecnologia) também alivia a necessidade de plantar em grandes extensões de terra, usando mais fertilizante e irrigação, o que traz prejuízos para as águas subterrâneas. Vivemos com essa realidade como se estivesse tudo bem, mas não está. E temos o poder de mudar isso.” “As mesmas doenças podem ser tratadas de uma melhor forma no pós-colheita quando ainda estão na planta. É o nosso próximo alvo”, diz Ben-Yehuda, que se tornou cofundador da Pimi após dirigir a Nir Ecology, desenvolvedora de soluções ecológicas para o setor veterinário, indústrias de alimentos e hospitais, e a Swissteril Water Purifications. Pioneiro no desenvolvimen­to de técnicas de fertirri­gação e de reciclagem de água, Israel promove, em abril, em Tel Aviv, a 19ª Agritech, feira internacional de tecnologia agrí­cola, que vai reunir 196 empresas locais e 57 estrangeiras.

Agritech 2015 – http://www.agritech.org.il/

Fonte: Pletz.com, Israel21c e Missão Econômica de Israel no Brasil