Tecnologia israelense ajudou a salvar vidas no terremoto chileno

Milhões de chilenos foram alertados esta semana de um possível tsunami através de uma tecnologia de comunicação de massa desenvolvida pela ‘eVigilo’, uma empresa israelense, de acordo com jornal Yisrael Hayom.

Depois do forte terremoto que atingiu o Chile na terça-feira, as autoridades tiveram pouco tempo para informar os cidadãos sobre um possível tsunami. Graças aos esforços do governo para que o sistema eVigilo se tornasse um instrumento da Central de Contingências de Grande Escala, os socorristas puderam se comunicar com os moradores do litoral em tempo real enviando as ordens de evacuação através de múltiplas plataformas.

Depois de que mais de 400 chilenos perderam suas vidas em um terremoto e um tsunami em 2010, a eVigilo venceu uma licitação do governo para estabelecer um novo sistema de alerta precoce de tsunamis no Chile. Segundo o site da eVigilo, a tecnologia permite “criar, atarvés da localização geográfica, um sistema de alerta capaz de atingir milhões de pessoas em segundos.” A empresa utiliza tecnologia SMART, implementação de mensagens em tempo real.

O Comando da Força de Defesa de Israel utiliza a eVigilo para se comunicar com os cidadãos durante os exercícios de defesa civil e emergências de grande porte. Através do sistema é que durante o ataque de foguetes vindos de Gaza, as comunidades da região cercanas são avisadas a buscar refúgio. Os avisos são integrados com rádios, televisões e telefones, como também pode ativar sirenes e aplicações móveis em áreas específicas.

Fonte: http://www.itongadol.com.ar