Tecnologia israelense ajudará Califórnia a plantar arroz de forma sustentável

Rancho Conaway, em Woodland, Califórnia. Foto: lifeofwry.

A primeira grande iniciativa de agricultura sustentável de arroz nos EUA utilizará recursos israelenses de tecnologia hídrica. O objetivo é reduzir a quantidade de água utilizada no plantio, no rancho Conaway, em Woodland, Califórnia.

O projeto é uma parceria do Instituto Zuckerberg para Pesquisa sobre Água da Universidade Ben-Gurion, em Israel, e a Netafim USA, multinacional israelense do setor de equipamentos para irrigação.

“Não poderíamos pedir parceiros melhores”, afirma Kyriakos Tsakopoulos, presidente do Grupo de Preservação de Conaway. “Essa ideia pode servir de modelo para outras fazendas e salvar milhões de litros de água na Califórnia”, complementa. Os fazendeiros californianos buscam soluções para a seca que assola o Estado.

O método escolhido é a irrigação por gota e consiste em uma série de canos que distribuem água diretamente nas raízes das plantas, o que reduz a quantidade de água utilizada e a necessidade de fertilizantes. Israel delineou os procedimentos de teste necessários para maximizar o sucesso da empreitada, com base na sua experiência de cultivo grande variedade de alimentos em climas áridos, utilizando irrigação por gotejamento no subsolo.

“Estamos lisonjeados por liderar este projeto e ajudar fazendeiros californianos a reduzir seu consumo de água”, diz o professor Eilon Adar, do Instituto Zuckerberg.

Fonte: Blog da Conib