A Universidade de Tel Aviv desenvolveu uma tecnologia que permite mapear emoções e monitorar expressões faciais. Ela consiste em um adesivo com eletrodos de carbono e um revestimento condutor que usa nanotecnologia. Ela poderá ser utilizada para fins medicinais e para mapear emoções.
A tatuagem permite aos pacientes que sigam suas rotinas enquanto o eletrodo monitora sua atividade muscular e nervosa. “A ideia é tatuar e esquecer que ela está lá”, disse Yael Hanein, chefe do Centro de Nanociência e Nanotecnologia da Universidade.
“A capacidade de identificar e mapear emoções tem muitos usos potenciais”, disse Hanein. Uma delas é testar as reações das pessoas diante de determinadas situações. Outra, monitorar o nível de alerta de motoristas no trânsito.
A tecnologia também possui aplicação médica: pode monitorar a atividade muscular de pacientes com doenças neurodegenerativas; melhorar o controle muscular de pacientes em reabilitação após um AVC ou lesão cerebral; e auxiliar pacientes que tiveram membros amputados a movimentar membros artificiais com os músculos remanescentes.
Fonte: Conib