STARTUP ISRAELENSE PRODUZ AÇUCAR DUPLAMENTE MAIS DOCE

Startup israelense DouxMatok acredita que vai revolucionar a forma como os fabricantes e consumidores no mundo inteiro utilizam o açúcar.

“A tecnologia da DouxMatok permitirá uma redução de 30-60 por cento de açúcar em um produto, dependendo da aplicação e sem nenhum efeito no sabor” disse o CEO Eran Baniel.

Baniel acrescentou: “Quando testamos isso no Reino Unido, o nosso produto tinha o mesmo perfil de sabor exato como açúcar adaptado.”

Para os indivíduos preocupados com a saúde, estas são promessas sedutoras.

Em reconhecimento a sua descoberta, a empresa de Baniel ganhou prêmio de “Melhor Empresa” no evento “Agravest 2015”, na semana passada. Agravest, uma conferência anual organizada pelo Ministério da Economia, Trendlines Agtech de Israel e GreenSoil Investments, aconteceu no Instituto de Ciência Weizmann.

Baniel, um empreendedor em série, espera que a exposição agora possa ajudar a empresa a levantar US$ 4 milhões em sua segunda rodada de captação de recursos.

O produto, de quem ele fala com tanto entusiasmo, baseia-se numa transformação do açúcar em laboratório, não requer produtos químicos artificiais. O açúcar reforçado, segundo ele, funciona modificando a forma como as moléculas interagem com os receptores na língua.

O sistema gustativo, através do qual o corpo percebe o gosto, não é um processo totalmente eficiente. Ao consumir comida ou bebida com um sabor doce, geralmente contendo xarope de açúcar ou em pó, muitas das moléculas de açúcar se movem através da boca e perdem os receptores do sabor doce.

Os consumidores ingerem estas partículas de açúcar, sem registrar o seu sabor doce e, portanto, a doçura do produto como um todo. Se as pessoas pudessem provar a cada molécula de açúcar em um copo de refrigerante regular, seria mais provável acha-lo intragável.

A companhia de quatro pessoas, com sede em Petach Tikvah, em breve irá à procura de parceiros para ir ao mercado. Em vez de tentar substituir fabricantes de açúcar atuais, Baniel disse que a DouxMatok terá como objetivo fazer parceria com eles.

Se o produto funciona bem em aplicação como faz em teoria, não só aumentaremos o perfil de saúde de produtos de vários fabricantes de alimentos, mas também salvamos gastos significativos em matérias-primas.

Baniel passou a alegação de que o produto pode fazer maravilhas para o mercado de produtos para a saúde, com a transportadora mostrando adaptabilidade semelhante a trabalhar com xilitol, uma componente chave no creme dental e enxaguatório bucal.

Baniel deu uma grande parte do crédito pelo trabalho inovador para o seu pai, Avraham, que ainda está forte aos 97 anos de idade. “Ele foi chamado por Ben Gurion e Chaim Weizmann para começar a indústria química industrial de Israel, e ele atua desde então”, disse Eran sobre a doce carreira de seu pai.