Startup israelense faz impressões em 3D superdimensionadas

Armazenar e transportar líquidos perigosos é um negócio arriscado. Os tanques de armazenamento seguros de 13 pés de altura atualmente produzidos pelo CGK Group, com sede em Bruges, Bélgica, eram todos feitos à mão – um processo caro e trabalhoso.

Agora, usando a maior plataforma de impressão 3D robótica do mundo criada pela Largix, uma startup israelense, a CGK espera reduzir o custo de criação dos tanques. “Isso será um divisor de águas para nós”, diz Geert Denutte, fundador da CGK. “Ninguém mais está fazendo essa tecnologia. Estimamos que isso nos economize até 50% em custos.” Além disso, como a tecnologia é automatizada, ela pode funcionar “25 horas por dia”, diz Denutte, reduzindo drasticamente o tempo necessário para fabricar os tanques.

Até agora, as impressoras 3D eram incapazes de produzir grandes produtos em velocidades e custos industriais. A tecnologia de impressão 3D a frio da Largix usará sensores inteligentes com dados em tempo real e aprendizado de máquina para produzir objetos grandes com as forças de união e soldagem necessárias. É o primeiro sistema que possibilita a impressão 3D para a produção industrial real, utilizando polipropileno e polietileno – polímeros termoplásticos comuns que ninguém mais é capaz de imprimir.

Os executivos da CGK ficaram tão impressionados com a tecnologia Largix que decidiram se tornar investidores na empresa em 2019. Agora eles esperam a entrega de uma máquina de impressão 3D que “mudará completamente” a produção da empresa de tanques de armazenamento de plástico comum, diz o CEO da CGK, Tijl Charle. “A Largix é a única empresa que pode imprimir nesses materiais por causa de sua tecnologia”, diz Charle. “Hoje, produzimos nossas embarcações sob medida a partir de produtos semi-acabados. Isso precisa de muito trabalho manual ao lado de uma quantidade significativa de material de sucata. A plataforma reduzirá nossa dependência de mão de obra, aumentará nossa produtividade e, além da substancial economia de custos de mão de obra, a Plataforma de Produção Robótica Largix traz novas oportunidades em termos de formas e novos materiais.”

“As tecnologias de impressão 3D são principalmente capazes de fazer modelos e protótipos a partir de polímeros”, diz Ronen Orr, cofundador da empresa com Amir Sheelo. “Nós dois temos mais de 20 anos de experiência em indústrias tradicionais, fabricando produtos tradicionais. Decidimos desenvolver uma tecnologia de impressão 3D que fosse capaz de produzir industrialmente produtos reais, reinventando o design e a produção tradicionais e trabalhosos de produtos feitos sob medida, feitos de polímeros e materiais compósitos, em indústrias diversificadas.”

A startup decidiu primeiro atender o mercado de tanques industriais, vendo uma demanda significativa das indústrias alimentícia, química e cosmética por grandes tanques à base de polímeros. A empresa estima que a tecnologia ajudará os fabricantes a reduzir os custos de produção pela metade e, eventualmente, melhorar a produtividade geral em 15 vezes. Também permitirá à Largix introduzir tanques industriais com características que não podem ser encontradas hoje.

“Nosso próximo mercado endereçável será ainda maior – construção de edifícios e infraestrutura”, diz Orr. “A maioria das construções sob medida hoje é feita manualmente. Já estamos nos envolvendo com líderes do setor para projetar soluções, com base em nossa tecnologia proprietária, que proporcionarão grandes inovações para o setor de construção”.

A plataforma da Largix é a única atualmente disponível que pode fornecer escala, custo e materiais necessários para atender às necessidades de produção industrial, diz Orr. A empresa planeja lançar seu produto este ano e espera ver um rápido crescimento. Em outubro, a empresa se apresentará na K Fair na Alemanha, a maior feira europeia de plásticos e borracha.

Fonte: Times of Israel e Israel Trade

Photo by Vanessa Loring from Pexels