Startup israelense desenvolve privada que detecta doença renal e diabetes

Uma privada desenvolvida por uma startup israelense transforma seu banheiro em um laboratório, capaz de detectar diversas doenças e monitorar a saúde através do xixi. O assento high-tech foi criado pela empresa Olive Diagnostics e promete analisar a urina do usuário em busca dos primeiros indícios de diabetes, doenças crônicas nos rins, câncer na bexiga, infecção urinaria e desidratação – através de um espectrômetro que mede as ondas de radiação eletromagnética.

De acordo com a startup, a inovação intitulada Olive KG é “o primeiro equipamento de Inteligência Artificial e baseado em espectroscopia que oferece monitoramento constante e não-invasivo de amostras de urina”, como uma “alternativa efetiva para as análises químicas e microscópicas padrões”. Para tal, o sensor presente no vaso sanitário envia diferentes frequências de luz através da urina enquanto está em movimento, durante o xixi.

Dessa forma, a tecnologia é capaz de detectar níveis de proteína, sangue, nitrato, pH, assim como a densidade, o volume, a pressão, a coloração e a frequência da urina. De acordo com a divulgação da empresa, os “exames” da Olive KG são melhores que os testes comuns de laboratório, por monitorarem cada ida ao banheiro do usuário, e não somente uma única amostra.

A empresa lembra que a urina é um excelente indicador de possíveis problemas de saúde, como excesso de sódio no corpo, que pode ser medido pelo líquido corporal. A Olive KG é especialmente indicada para pessoas mais velhas ou em recuperação, já que as informações podem ser enviadas diretamente para médicos ou clínicas, permitindo uma monitoração mais eficaz, além de oferecer um app que conecta a privada a um smartwatch.

Fonte: Hypeness

Foto: Divulgação