Startup israelense cria adesivo revolucionário para prolongar frescor de frutas e vegetais

A Liva, startup com sede em Ness Tziona, Israel, desenvolveu uma solução inovadora para combater o rápido deterioramento de produtos frescos. Seu adesivo, um pouco maior que um selo postal, pode estender o frescor de frutas e vegetais por até sete dias.

Em vez de modificar os produtos, a tecnologia se baseia em uma fórmula prebiótica exclusiva que atrai “bactérias boas”, como o bacillus subtilis, naturalmente presente nos alimentos. Essas bactérias impedem o crescimento de microorganismos prejudiciais, prolongando a vida útil dos produtos.

A fórmula da Liva é um segredo comercial desafiador, considerando a necessidade de uma reação específica. Além disso, o adesivo leva em conta fatores como água e clima, utilizando a umidade natural dos produtos para atrair as bactérias benéficas. A startup está atualmente realizando testes piloto com uma grande cadeia de supermercados em Israel e vislumbra um modelo de negócios exclusivamente B2B.

Futuros desenvolvimentos incluem a incorporação da fórmula em embalagens de produtos e a expansão para alimentos além de frutas e vegetais, abrindo caminho para impactos significativos na segurança alimentar e redução do desperdício.

Fonte: Israel de Fato