(Bloomberg) Uma startup que fabrica um sistema de suspensão e está tentando reinventar a roda — ou pelo menos torná-la mais eficiente, durável e leve para uso em veículos elétricos.
A tecnologia da Softwheel Ltd. reduz a energia desperdiçada, absorvendo os choques mais rapidamente para proporcionar uma viagem mais suave. Embora atualmente esteja focada em bicicletas e cadeiras de rodas, ela poderá ser usada em guindastes, trens de pouso de aviões, transporte de massa e, eventualmente, em carros e caminhões, disse o CEO Daniel Barel em entrevista na conferência Bloomberg New Energy Finance, em Nova York na quarta-feira.
A tecnologia é “superior, menor e mais leve” que os sistemas atuais de pneus e suspensão e “reduz drasticamente os custos” associados à manutenção e à inatividade do equipamento quando ele está quebrado, disse Barel. A empresa de capital fechado, com sede em Tel Aviv, está procurando uma forma de trabalhar com fabricantes de veículos, provavelmente primeiro com as firmas menores que produzem carros elétricos, disse ele, sem revelar nenhum possível parceiro.
Melhorar a eficiência dos carros elétricos e torná-los mais leves ajudaria a aumentar o alcance da bateria, um grande problema para os consumidores que buscam dirigir longas distâncias nos veículos com nível zero de emissão de poluentes. O modelo mais recente da Tesla Motors Inc., o 70D, tem um alcance de 386 quilômetros.
A Softwheel foi formada em 2011 com apoio do Escritório do Cientista-Chefe -do Ministério do Comércio Industrial e Trabalho de Israel- e da RAD Group, segundo seu site.