Start Jerusalem 2017 seleciona startups de 30 países

21077251_1608458535839642_4541522209517303690_nO Ministério das Relações Exteriores de Israel abriu inscrições para o Start Jerusalem 2017. A competição, destinada para startups de 30 países de todos os continentes, inclusive o Brasil, premiará os vencedores com um seminário em Jerusalém, entre 5 e 11 de novembro, para conhecer o ecossistema de startups de Israel.

O polo de inovação israelense é o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas do Vale do Silício, em São Francisco, Estados Unidos, segundo o Consulado Geral de Israel em São Paulo. O volume de capital aportado em startups de Israel em 2016 foi de quase U$ 5 bilhões, segundo um estudo da Goldman Sachs. Empresas como o Waze, Mattific e Viber surgiram no País.

No Brasil, o concurso, que está em sua segunda edição, é uma iniciativa do Consulado israelense. Neste ano, o projeto ganhou o apoio das secretarias municipais de Inovação e Tecnologia e Mobilidade e Transportes de São Paulo.

Para participar, é necessário preencher um formulário e enviar um vídeo em inglês de até dois minutos que contenha a ideia da startup. O projeto deve ter até 36 meses de existência nas áreas de internet das coisas, mobile e web. As companhias não podem ser públicas ou parte de uma empresa maior.

Serão selecionados de três a cinco projetos para a apresentação final, com um vencedor. Os escolhidos se reunirão em São Paulo, no dia 18 de setembro, onde irão expor seus projetos. As despesas da premiação serão todas cobertas pelo Ministério das Relações Exteriores de Israel.

De acordo com o cônsul geral de Israel em São Paulo, Dori Goren, o programa visa promover uma troca de experiência entre os países. “Durante a semana em Jerusalem, o vencedor poderá participar de palestras, encontrar-se com investidores e visitar startups. A expectativa é que a experiência possa refletir no ecossistema de startups brasileiro”, explica.

O Consulado israelenese também conta com um programa de fomento a negócios entre Brasil e Israel, por meio da “Missão Econômica”. O projeto envia empreendedores para ambos os países. “Sempre realizamos ações focadas em tecnologia. No ano passado, a vencedora brasileira da competição, a CEO do “Menu For You”, Melina Guelman, passou um período muito bom em Israel com especialistas e investidores”, conclui.

As inscrições vão até o dia 10 de setembro e empreendedores de todo o Brasil podem concorrer.