Com o novo smartphone desenvolvido pela empresa israelense LifeWatch Technologies, você pode realizar e analisar vários tipos de exames – a qualquer hora e em todo lugar, apenas com um clique.
O “LifeWatch V”, baseado no sistema Android, será de grande utilidade para ajudar a administrar muitos aspectos de algumas condições médicas crônicas, como a diabetes. “As tiras para os testes de glicemia podem ser inseridas em uma entrada no celular em uma área de aço inoxidável e ele pode mandar lembretes para a verificação dos níveis de glicemia e aplicação de insulina”, exemplifica Yacov Geva, diretor-executivo da empresa.
Ele acrescenta: “Com a ajuda dos sensores embutidos do smartphone, você também pode checar o nível de saturação de oxigênio no sangue e fazer um eletrocardiograma em casa, ou medir a sua pressão sanguínea utilizando uma manga acessória.
Além disso, o smartphone oferece o recurso de um termômetro e um podômetro para ajudar a monitorar suas caminhadas do dia a dia. Para completar, você também pode usar o smartphone para calcular a sua porcentagem de gordura corporal e até mesmo registrar seus exercícios”. Toda a informação coletada pelo aparelho será enviada para um servidor na nuvem para ser analisada pelos logaritmos de propriedade da empresa. “Os resultados e os dados sobre possíveis tendências são rapidamente compartilhados com o usuário, e, se desejado, com uma terceira pessoa via mensagem de texto ou e-mail”, destaca Geva.
O que faz esse dispositivo diferente de aplicativos que podem ser baixados nos celulares é que o smartphone por inteiro é dedicado ao monitoramento, à análise e à prevenção dos níveis de saúde, incorporando diversos aplicativos e aparatos a uma só máquina. “Os pais podem monitorar seus filhos para saber se eles estão fazendo os testes diários e tomando a insulina enquanto estão na escola”, afirma Geva. “Digamos que uma criança tenha que fazer um teste de glicemia às 9 horas.
Quando ela faz o teste, a informação é automaticamente enviada para a nuvem e os pais podem ter acesso aos resultados imediatamente, em qualquer tipo de aparelho. Se os pais não veem que os testes foram feitos, podem ligar para lembrar ao filho”.
A Rehovot, empresa sediada em Israel, pretende iniciar as vendas em Israel e na Europa no fim de 2013. A interface estará disponível em hebraico, inglês, português, espanhol, italiano, russo, chinês e japonês. O custo do aparelho ficará em torno de US$ 600.