Sem parar na tomada: nova rua tecnológica carrega veículos elétricos em movimento

Uma rua em Detroit, no estado norte-americano de Michigan, ganhou um trecho com tecnologia sem fio que carrega veículos elétricos em movimento. A instalação, ainda em fase de testes, é baseada em bobinas de carga indutiva de cobre e foi desenvolvida pela Electreon, uma empresa israelense especializada em soluções de carregamento wireless para EVs.

São cerca de 400 metros da 14th Street capazes de realizar a função. Os planos para essa implementação na cidade foram anunciados em 2021, com o trecho sendo o primeiro do tipo nos EUA.

A Electreon já implementou projetos similares em Israel, Suécia, Itália e Alemanha. Para a empresa, a importância deste trabalho em uma rua comum (em sintonia com o que já vem sendo visto em estradas) está na possibilidade de uma adoção mais ampla de veículos elétricos.

É importante destacar que, para receberem as cargas, os veículos precisam estar equipados com receptores apropriados. O carregamento acontece quando o EV está parado ou percorrendo o trecho sobre as bobinas.