Entre as startups que prometem usar a tecnologia para melhorar a saúde das pessoas está a Healthy.io, do israelense Yonatan Adiri. Seu produto, apelidado de “selfie médico”, permite analisar amostras de urina para detectar doenças como diabetes, infecção urinária e problemas nos rins. Os dados são capturados pelo smartphone, avaliados na nuvem e enviados para o médico.
Esse teste simples impede que milhões de pessoas sofram as complicações da doença renal e ainda reduz os custos para o sistema médico. A solução já está sendo usada por mais de 100.000 pacientes por meio de parcerias estratégicas na Europa e em Israel. “Estamos reinventando os paradigmas existentes na prevenção. Em vez de gastar recursos para as pessoas virem ao laboratório, oferecemos aos provedores um serviço completo em casa”, destaca Adiri.
Curiosidade: há alguns anos, a mãe dele sofreu um acidente durante uma viagem à China. Os médicos locais fizeram exames de imagem, diagnosticaram somente fraturas nas costelas e já iam embarcá-la para Hong Kong quando o marido teve a ideia de fotografar os exames com o celular e enviá-los para um especialista, que identificou imediatamente uma perfuração no pulmão.
Fonte: Alef News