Rumo a um futuro verde: Missão Econômica de Israel no Rio de Janeiro realiza Seminário sobre Cleantech.

Cleantech, também conhecida como tecnologia limpa, tornou-se fundamental para a redução do impacto ambiental. Os benefícios do uso dessas tecnologias são muitos e são reconhecidos pela indústria brasileira.

Seminário Cleantech

Com o objetivo de apresentar novas informações e soluções inovadoras para instituições do setor público e privado, a Missão Econômica de Israel no Rio de Janeiro promoveu o seminário “Cleantech Israelense: Inovações, Oportunidades e Soluções para o Brasil” no dia 26 de agosto na FIRJAN. O seminário foi realizado em parceria com a Hogan Lovells – escritório de advocacia internacional –  e contou com o apoio da Rio Negócios e da FIRJAN.

As soluções foram apresentadas pelo especialista Noam Ilan, responsável pela Eilat-Eilot Renewable Energy Conference de Israel. O seminário contou, também, com a participação da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável – FBDS, representada pelo ambientalista Dr. Israel Klabin, com o Programa Rio Capital da Energia, representado pela coordenadora Maria Paula Martins e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, representado pelo gerente do departamento de biocombustíveis Artur Yabe Milanez.

O evento contou com a participação de 90 convidados, principalmente, representantes da iniciativa privada, que puderam conhecer tecnologias novas existentes em Israel para fontes renováveis de energia, como eólica, solar e biomassa, soluções para eficiência energética, tratamento de lixo, sistemas de reuso de água e foram convidados a vê-las de perto na Israel Energy Week, evento para o qual a Missão Econômica de Israel organizará a ida de uma delegação brasileira.

Seminário Cleantech 3

Desde o início dos anos 50, Israel assumiu o compromisso de desenvolver tecnologias ambientalmente corretas para lidar com seus escassos recursos energéticos e com a disponibilidade limitada de água. “A energia solar é a maior e mais impressionante fonte de energia em nosso mundo” disse o ex-Primeiro-Ministro israelense, David Ben Gurion, já em 1955. Atualmente, pelo menos 90% das residências israelenses usam energia solar para aquecer a água.

noamIsrael é o país com o maior potencial para produzir e comercializar esse futuro sustentável”, comentou o palestrante Noam Ilan.

Segundo o Global Cleantech Innovation Index, Israel é o líder mundial em Cleantech. Os fatores que contribuem para o sucesso do setor no país são os incríveis esforços em pesquisa e desenvolvimento, a qualidade das instituições acadêmicas e os incentivos do governo – que compartilha os riscos dos novos negócios – e o espírito empreendedor israelense, que predispõe as startups a utilizar a inovação como um mecanismo de sobrevivência.

Para conhecer mais sobre as oportunidades apresentadas no Seminário, sobre os projetos desenvolvidos em Israel no setor e sobre a Israel Energy Week entre em contato conosco:

Rio de Janeiro

 Luiza Martinez

T: +55 21 3259-9148

F: +55 21 2586-6002

Luiza.Martinez@israeltrade.gov.il

São Paulo

Ana Claudia Felisardo

T: +55 11 3095-3111

F: +55 11 3032-9233

Ana.Felisardo@israeltrade.gov.il

Fonte: Itrade