Rede de farmácias implementa inteligência artificial israelense para gerir seus estoques

Pague Menos, com mais de 1.600 unidades espalhadas pelo Brasil, tem alcançado marcos significativos na otimização de seus processos internos. Recentemente, a empresa implementou soluções de inteligência artificial em sua administração de estoques, resultando em uma revolução na sua cadeia de suprimentos.

Desde julho de 2020, a Pague Menos tem adotado a plataforma de gestão inteligente de estoques da empresa israelense Onebeat, uma líder em tecnologia no setor varejista. Essa mudança estratégica combinou recursos avançados de inteligência artificial e big data para aprimorar a logística e o fluxo de produtos entre suas lojas e centros de distribuição.

Segundo Fernando Alves, diretor de Supply Chain e Logística da Pague Menos, a empresa conseguiu racionalizar seu mix de produtos, aumentando as margens e reduzindo os estoques, sem comprometer as vendas nas lojas físicas. Esse feito foi possível graças à integração dos algoritmos da Onebeat, que monitoram o comportamento dos consumidores em tempo real, ajustando as quantidades e tipos de produtos enviados para cada unidade da rede.

Essa parceria estratégica não apenas otimizou a distribuição de SKUs (Unidades de Manutenção de Estoque), mas também permitiu que a Pague Menos atendesse às demandas específicas dos consumidores em diferentes regiões do país. Com um sistema automatizado e integrado, a empresa alcançou reposições precisas e eficientes, mantendo um equilíbrio inteligente em sua cadeia de suprimentos.

Com aproximadamente 1.648 lojas em mais de 400 municípios e cerca de 25 mil colaboradores, a Pague Menos consolidou-se como uma referência no setor farmacêutico, oferecendo uma plataforma omnichannel que se adapta às preferências de compra dos clientes. Essa evolução tecnológica reforça a posição da empresa como o Hub de Saúde da população brasileira, com uma gestão de estoques que se destaca pela eficiência e inovação.

Fonte: IT Section / Foto: Pague Menos