Projeto de microssatélite a ser desenvolvido no RS é apresentado em Brasília

O secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul, Cleber Prodanov, reuniu-se em Brasília, com o ministro da Ciência,Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, para apresentação do projeto de microssatélite de autodefesa a ser desenvolvido pela empresa AEL Systems.

A iniciativa constitui-se em mais um passo para a consolidação do Polo Espacial do Rio Grande do Sul. A empresa é subsidiária da israelense Elbit e assinou, com o Governo do Estado, um protocolo de intenções para o desenvolvimento de produtos e tecnologia na área espacial durante a missão gaúcha a Israel, em maio.

De acordo com o secretário Prodanov, “o ministro ficou entusiasmado com o projeto e  a disposição do Governo do Estado em implantar o Polo Espacial no Rio Grande do Sul”. Prodanov destacou também a participação na reunião do presidente da Agência Espacial Brasileira, José Raimundo Coelho, que elogiou a integração entre governo, empresas e universidades para a criação do Polo. “Ele sugeriu que o Polo seja case na reunião da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Ciência (SBPC) que ocorrerá neste mês de julho”, afirmou o secretário.

Polo Espacial 
O primeiro passo para a consolidação do Polo Espacial no Rio Grande do Sul ocorreu no mês de junho, quando foi formada uma comissão, com representantes do Governo, empresas e universidades para os encaminhamentos formais. Na ocasião, empresários gaúchos e representantes da empresa israelense e reitores das universidades foram recebidos em almoço pelo governador Tarso Genro para que fosse dado o “start” na criação do Polo.

O projeto apresentado ao ministro prevê investimento de R$ 43 milhões, através da Finep – Agência Brasileira da Inovação (empresa pública vinculada ao Ciência,Tecnologia e Inovação), envolvendo em seu desenvolvimento não só a empresa AEL, como também as universidades Unisinos, PUCRS, UFRGS e Federal de Santa Maria e empresas gaúchas fornecedoras de insumos e tecnologia para a fabricação de um microssatélite de uso militar para aplicação na defesa nacional.