Prof. Arieh Warshel, israelense americano, é o ganhador do Nobel de Química

Prof. Arieh Warshel (Universidade da Califórnia do Sul, Estados Unidos) recebeu o Prêmio Nobel de Química de 2013 juntamente com Martin Karplus (Universidade de Estrasburgo, França, e Universidade de Harvard, Estados Unidos) e Michael Levitt (Universidade de Stanford, Estados Unidos).  Os pesquisadores receberam o prestigioso prêmio – anunciado no dia  09-10-2013 – pelo desenvolvimento de modelos computacionais para compreender sistemas químicos complexos.

Além de Arieh Warshel, também foram mencionados como candidatos a ganhar o prêmio os israelenses Prof. Chaim Cedar e Prof. Aharon Razin, ambos da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Prof. Arieh Warshel nasceu no Kibbutz Sde Nahum em Israel no dia 20 de novembro de 1940 e estudou no Instituto Technion e no Instituto Weizmann. Prof. Arieh é bioquímico e biofísico dos Estados Unidos, especialista em simulação computacional, enzimologia computacional, eletrostática e catálise enzimática e vem contribuindo de forma ampla para o desenvolvimento científico.

Arieh Warshel
Arieh Warshel