Principais empresas do mundo investem em Israel

Dezenas de empresas multinacionais, como a Microsoft, Google e Apple, estabeleceram escritórios e centros de P&D em Israel, considerado a “Nação Empreendedora”. Atualmente há 250 centros de P&D de empresas de alta tecnologia estrangeiras em Israel (IVC Research Center), gerando grande impacto em toda a economia israelense e em suas exportações. O país é o terceiro maior em patentes per capita, de acordo com um estudo conduzido por BdiCoface, ficando atrás apenas do Japão e de Taiwan. Entre 2009 e 2013, a IBM produziu mais patentes em Israel (674), seguida pela Intel (435), Marvell (281), SanDisk (261) e HP (197). Mas o que estes gigantes estão vislumbrando no pequeno Estado de Israel?

IBM – Cerca de 1.000 funcionários trabalham nos cinco centros de laboratórios de P&D da IBM em Israel. A empresa lançou um programa de aceleração no ano passado e adquiriu diversas empresas. O CEO da IBM Israel, Rick Kaplan, informou: “Nós adquirimos 13 empresas aqui, investimos nelas, as fizemos crescer”. Ele explicou que a IBM posiciona seus escritórios “onde o talento está” e acrescentou que Israel é o escritório número 2 no ranking de patentes. A IBM Israel também está trabalhando com segurança cibernética.

Google – Causou impacto em Israel ao adquirir o aplicativo móvel israelense Waze por US$ 1.3 bilhão. A empresa tem mais de 500 funcionários em Israel, em dois centros de P&D estabelecidos em 2012. “Israel tornou-se um dos centros de mais rápido crescimento da Google”, afirma Yossi Matias, chefe da Google Israel e VP da Google Search.

Intel – Estabeleceu seu centro de P&D em Israel há cerca de 40 anos e, desde então, desenvolveu uma série de processadores inovadores, evoluindo além do hardware. Hoje é a maior multinacional de alta tecnologia na Terra Santa com cerca de 10.000 funcionários distribuídos em quatro centros de desenvolvimento e duas fábricas. As exportações da Intel são responsáveis por 9% do total de bens exportados do país. “Somos muito mais que uma fábrica de chips hoje” Guy Bar-Ner, diretor de Vendas e Marketing da Intel Israel. A Intel ainda abriu recentemente um laboratório de IoT (Internet das Coisas) em Israel, que serve de incubadora para startups da área.

Microsoft – O Centro de P&D de Israel da Microsoft é um dos três centros estratégicos globais e abriga as tecnologias mais inovadoras da empresa. Microsoft também opera uma aceleradora e VC de startups chamada Microsoft Ventures. Nos últimos anos, a Microsoft adquiriu várias empresas israelenses, incluindo a Aorato, Equivio, N-tring e Adallom.

Facebook – A renomada rede social comprou diversas startups israelenses nos últimos anos. Apesar de sua presença ainda ser pequena, com cerca de 40 funcionários que, em sua maioria, estão focados em marketing, a presença do Facebook em Israel é importante para a liderança da empresa, de acordo com Adi Soffer Teeni, CEO do Facebook Israel durante a Conferência DLD.

Apple – Foi uma das últimas empresas a abrir escritórios em Israel. No início deste ano, inaugurou um centro de P&D em Israel com cerca de 800 colaboradores, incluindo funcionários das empresas startups que a Apple adquiriu com o passar dos anos, tais como Anobit e Primesense.

Outras empresas multinacionais com presença significativa em Israel, incluem HP, Cisco, Marvell, EMC2, Broadcom, Amazon e Yahoo. Estas gigantes do mercado procuram por talentos locais, criatividade e se beneficiam do “chutzpá” israelense.

Fonte: AlefNews