Prefeitura de Porto Alegre lança app educativo para melhorar o trânsito

Desde a última quarta-feira, 22, todo o cidadão pode ser um “agente de trânsito” em Porto Alegre. Com o aplicativo Capester, é possível registrar infrações em vídeos e enviar para a EPTC. O projeto piloto, desenvolvido em parceria com a empresa israelense Capester, vai auxiliar na educação do trânsito e no monitoramento do tráfego, contribuindo para a mobilidade urbana da Capital.

O aplicativo foi lançado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior dentro da programação da Semana de Porto Alegre, em comemoração aos 245 anos da Capital. “Nós queremos uma cidade melhor, mais segura para as pessoas, com mais qualidade de vida. E só vamos conquistar isso com a participação de todos. Essa ferramenta é uma forma de os cidadãos registrarem oficialmente aquilo que está errado e nos ajudar a melhorar a nossa Capital, nos ajudar a avançar”, disse Marchezan.

Os usuários podem fazer o registro de vídeos, de forma anônima, de infrações de trânsito, sem a necessidade de cadastro. A partir daí, o sistema Capester envia as denúncias à EPTC. Depois da avaliação e da validação do vídeo, uma correspondência será enviada ao condutor do veículo alertando sobre a infração, auxiliando na conscientização e promoção de uma cultura do uso correto das vias públicas. “O documento não tem poder de multa e não gera cobrança posterior. Neste primeiro momento, o nosso objetivo é conscientizar os motoristas”, explicou o presidente da EPTC, Marcelo Soletti. Ele ressaltou que a conscientização pode salvar vidas, citando dois casos de atropelamento registrados nesta semana em Porto Alegre provocados por condutores que já tinham histórico de infrações.

Neste primeiro momento, a tecnologia vai avaliar dados como veículos estacionados de forma irregular em vagas especiais, idosos, sobre a calçada, faixa de segurança, entre outros. O aplicativo está disponível na plataforma Android. Na semana que vem também será disponibilizado para o sistema IOS.

O vice-presidente mundial da Capester, Ariel Galinsky, participou do evento de lançamento do aplicativo. Ele destacou o pioneirismo de Porto Alegre ao lançar a ferramenta e disse que vai citar o projeto-piloto na apresentação do Capester que fará em Toronto (Canadá) na próxima sexta-feira. “Ficamos impressionados com a forma como Porto Alegre vem utilizando novas tecnologias para melhorar os serviços e a vida das pessoas e a forma aberta como as lideranças daqui recebem novas ideias e novas tecnologias. Estamos orgulhosos de trabalhar juntos nessa experiência que deve servir de modelo para o Brasil e outros países”, afirmou Ariel.

O diretor-técnico da Procempa, Michel Costa, apresentou o aplicativo no evento de lançamento, no Centro Integrado de Comando da Cidade (Ceic-POA). Também participaram do evento o vice-prefeito, Gustavo Paim, o diretor-presidente da Procempa, Paulo Roberto Miranda, técnicos da prefeitura e convidados.

O projeto coloca à disposição um canal para contribuições pelo e-mail colabora@eptc.prefpoa.com.br.

Capester – Em 2015, a Capester começou a operar em várias cidades em Israel e também concentra atividades na Colômbia. No Brasil, pelo perfil de cidade inteligente e voltada para a inovação, Porto Alegre foi escolhida para testar de forma experimental o aplicativo por um período de 90 dias.

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre