Porsche investe em escritório de inovação em Israel

Escritório de inovação da Porsche em Tel Aviv terá a missão de colaborar com startups e fundos de investimento

A Porsche está estabelecendo um “escritório de inovação” em Israel. A estrutura será criada em Tel Aviv pela fabricante alemã de carros esportivos para garantir acesso a novas tendências tecnológicas e novos talentos. Hoje, Israel é um referência em inovação. Como primeiro passo, a Porsche investiu uma quantia de oito dígitos nos fundos de investimento Magma e Grove.

“Israel é um mercado chave para especialistas em TI (tecnologia da informação) e engenheiros. O país tem mais startups per capita que qualquer outro no mundo”, relata afirma Lutz Meschke, vice-presidente do Conselho Executivo e membro do Conselho Executivo para Finanças e TI da Porsche. Segundo o executivo, “esse talento e conhecimento tecnológico, aliado à grande expertise oferecida por nossos funcionários, cria um terreno de cultura ideal para futuros modelos de negócios”.

Escritório de inovação estreita relações com especialistas

Ele acrescentou que a estreita colaboração com especialistas israelenses é necessária para que a empresa possa ter rápido acesso a novas tecnologias. E para que desenvolva bons relacionamentos e conduza soluções apropriadas.

O fundo Magma Venture investe desde 1999. Atualmente está focado em inteligência artificial e na área automotiva. Com investimentos em numerosas startups, como a Waze, o Magma Venture é um dos maiores fundos de investimento de Israel. Possui 600 milhões de dólares sob sua administração. Fundada em 2015, a Grove Ventures é uma empresa de investimentos com um volume de 100 milhões de dólares. Suas áreas primárias de investimento são a Internet das Coisas, Tecnologias de Nuvem e Inteligência Artificial.

Trabalho com startups é inspirador

“Inovações têm que vir de algum lugar. Elas precisam ser desenvolvidas sistematicamente, o que estamos começando a fazer”, frisa Meschke. Ele acrescenta: “É desejável e essencial para nós o fato de recebermos inspiração vinda de outras indústrias. É por isso que estamos trabalhando junto com startups”. “Também estamos estabelecendo parcerias com outras companhias e a comunidade científica, assim como investindo em fundos que são importantes para nosso setor”, ressalta.

Um exemplo desse enfoque incluem o investimento feito pela Porsche Digital GmbH na startup Evopark. Outro é a colaboração da companhia com a Escola de Graduação em Administração HHL Leipzig. Ou ainda o seu envolvimento na empresa de investimentos de capital e.ventures.

Investimento na transformação digital

No ano passado, a Porsche lançou vários grandes projetos para promover a transformação digital. Eles incluem a Porsche Digital GmbH, que foi fundada em junho de 2016. Ela é chefiada por Thilo Koslowski. Ele passou 20 anos na Gartner, no Vale do Silício. Sua subsidiária da Porsche identifica e desenvolve experiências digitais com clientes, produtos e áreas de negócios e processos.

A Porsche Digital, Inc., uma subsidiária da Dr. Ing, h.c. F. Porsche AG e empresa afiliada da Porsche Digital GmbH, abriu recentemente uma instalação em Santa Clara, na Califórnia (EUA). A fabricante alemã de carros esportivos também opera o Porsche Digital Lab em Berlim, na Alemanha, desde 2016. Seu objetivo é identificar e testar soluções inovadoras em tecnologia da informação.

Cada um desses investimentos é baseado em um processo de transformação digital dentro da própria companhia. Hoje, a Porsche visa modernizar locais de trabalho e organizar processos mais eficientemente. Também impulsiona um sistema de gerenciamento de inovação interdepartamental, assim como um processo sistemático de levantamento e promoção de ideias.

Karen Espinos