Por que os investidores estão apostando nas tecnologias agrícolas israelenses

As lideranças de Venture Capital (capital de risco) que estão se concentrando nas tecnologias agrícolas de Israel dizem que esse é um solo fértil para se investir.

111

Imagem porShutterstock.com

Como é que um mundo de bilhões se alimentará de forma sustentável no futuro? Agritech — tecnologias agrícolas — são a chave. E Israel está liderando muito dessa inovação, de pesticidas não tóxicos a sementes de alta produtividade, a sensores que dizem aos agricultores quando as plantas estão com sede.

Gideon Soesman, 44 anos, está apostando nas tecnologias agrícolas como o próximo ecossistema de grandes investimentos. Soesman – um holandês que facilitou a aquisição de US$ 700 milhões da Avent pela Royal Philips Electronics em 2006, quando ele era o diretor sênior de fusões e aquisições da Philips – hoje comanda a GreenSoil Investments em Ra’anana, a norte de Tel Aviv.

Esta empresa de venture capital investe apenas em tecnologias agrícolas e alimentícias — e sim, diz ele, as pessoas achavam que ele estava completamente louco três anos atrás quando foi declarada a meta da empresa.

21

Gideon Soesman da GreenSoil.

“Há esta coisa macro acontecendo”, explica Soesman. “Em breve, haverá nove bilhões de pessoas que precisarão comer. Não há comida suficiente, terra suficiente, e precisamos de tecnologias para suprir esta falta. Israel é líder em tecnologias agrícolas e alimentícias e possui um ecossistema desenvolvido de investimento em alta tecnologia, mas percebi que ninguém estava se concentrando em investir nesse área”.

Ele identificou Israel, junto com Holanda, Canadá, Austrália e o meio-oeste dos Estados Unidos como as regiões mais interessadas em investir nessa área. Até a presente data, a GreenSoil levantou mais de US$ 30 milhões e investiu metade disso. Dois terços dos fundos vieram do Canadá, onde Alan Greenberg, cofundador da empresa de Soesman, está localizado, com o outro terço vindo dos EUA, da Europa e da África do Sul.

Depois de vetar mais de 300 empresas ao longo dos últimos três anos, a GreenSoil investiu em cinco empresas e planeja fazer mais um investimento ao longo dos próximos dois meses.

“Eu acho isso fascinante”, diz Soesman: “Estou curtindo esta nova onda e acho que chegamos bem na hora”.

A fazenda de amanhã:
Em breve, a GreenSoil irá inaugurar um escritório na Holanda, além dos seus escritórios já existentes em Israel e Toronto. “Isso nos dará uma cobertura verdadeiramente global e nos permitirá monitorar novos desenvolvimentos em regiões importantes para esse setor”, diz Soesman. A partir do próximo ano, a GreenSoil também investirá na Europa. O cenário israelense oferece muita intersecção entre a tecnologia agrícola e alimentícia e a alta tecnologia convencional.

Leia também: Desafios da pós-colheita e segurança alimentar serão discutidos em grande evento agrícola de Israel

Ajudando a África a acessar dados:
Em Kfar Yarok (Green Village, ou “Vila Verde”) próximo a Ramat Hasharon, ISRAEL21c observava enquanto pavões percorriam os jardins malcuidados em uma terra de fantasia selvagem semiurbana. A Israel Cleantech Ventures (ICV) tem seu escritório aqui.

A empresa de venture capital começou investindo em tecnologia limpa, um termo amplo que pode se referir a qualquer tecnologia que se propõe a promover um objetivo de sustentabilidade. Ao longo dos anos, a ICV mudou para tecnologia agrícola e está olhando atentamente para essa área agora.

3

Jack Levy da Israel Cleantech Ventures

O sócio Jack Levy – bacharel pela Escola de Direito da Universidade de Colúmbia, originalmente de Nova York – diz que a ICV está observando principalmente duas áreas: nutrientes e pesticidas biológicos, que podem ou melhorar a produtividade, como microrriza, ou substituir os nutrientes ou pesticidas químicos tradicionais que enfrentam uma crescente resistência biológica; e a agricultura de precisão, que lida com dados e aumenta a quantidade de informações.

É uma caminhada curta pela vila verde poeirenta, mas longa o suficiente para refletir e ver a herança agrícola de Israel em ação. Um jovem dirige um trator pelas trilhas para caminhadas, enquanto estufas que aparentemente surgem em toda parte abastecem o país com a sua abundância de produtos frescos.

Os novos imigrantes, como Soesman e Levi, representam a nova geração de agricultores israelenses: o futuro de Israel na tecnologia agrícola.

Fonte: Israel21c