Polícia Civil do RS firma parceria com empresa israelense para combater cibercrimes

Policiais civis do Rio Grande do Sul passarão por um treinamento para aprimorar técnicas e soluções para a investigação de crimes virtuais. O estado registrou um crescimento de 295% no número de crimes na Internet em dois anos.

O treinamento faz parte de um termo de cooperação firmado entre o Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP/RS), e a empresa CySource. Fundada por veteranos das forças de defesa militar israelense, a CySource oferece uma plataforma de educação e treinamento em segurança cibernética baseada em Inteligência Artificial.

A parceria será implementada em etapas, iniciando pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), responsável pelas tratativas com a CySource. Posteriormente, o projeto será levado a todas as demais delegacias do Estado do Rio Grande do Sul e estará disponível aos 5.253 policiais que atuam direta e indiretamente com crimes virtuais.

“A capacitação de toda a polícia do Estado trará ainda mais velocidade para o combate dos crimes virtuais, que em geral são mais complexos por conta da amplitude do ambiente virtual frente ao ambiente físico”, prevê o delegado Sander Ribas Cajal, diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC). “Mais do que reagir, estaremos à frente dos futuros golpes, o que nos dará condições mais rápidas de busca e apreensão destes estelionatários”.

Ao oferecer treinamento para policiais na área de segurança cibernética, a Polícia Civil do RS espera não só capacitar seus especialistas como também ter melhores munições para auxiliar nas investigações de infrações penais praticadas na Internet.

“Conhecer as formas que os hackers mal-intencionados agem é uma forma de prevenir ataques, rastrear e punir mais facilmente os autores dos crimes. Dessa forma, as autoridades da polícia podem agir com maior eficiência nos delitos praticados também no ambiente virtual”, conclui Luiz Katzap, Sales Manager da CySource.

Fonte: Itforum

Photo byPhoto by Sora Shimazaki from Pexels