Plataforma antiviral será testada no espaço

Empresa israelense Vecoy Nanomedicine desenvolve plataforma para vírus cometer “suicídio”.

Uma plataforma antiviral desenvolvida pela empresa israelense Vecoy Nanomedicine e que leva os vírus a cometerem “suicídio” deverá ser testada em gravidade zero na próxima missão espacial americana. Essa tática poderá, no futuro, acabar com ameaças de epidemias como o Ebola, a hepatite, o HIV e até evitar danos de eventuais guerras biológicas.

A Vecoy foi selecionada entre 1.200 candidatos em todo o mundo e é uma das oito empresas cuja plataforma antivírus irá ao espaço. Ela conquistou o segundo lugar na premiação organizada pelo Center for Advancement os Science in Space, braço de pesquisa e sem fins lucrativos da International Space Station US Laboratory.

A companhia está agora em planejamento inicial para determinar qual tipo de teste será feito no espaço. Nenhum dos cientistas da Vecoy irá acompanhar a missão no espaço, e sim astronautas, mas eles esperam que surjam informações úteis para a população mundial.

“No espaço, esperamos ser capazes de aprender como nossa plataforma opera para enfrentar as ameaças e quão fácil será para ela encontrar os vírus. A partir disso, poderemos encontrar uma maneira de melhorar os dispositivos de nossas armadilhas em escala nano”, diz Eitam Eliram, estrategista da Vecoy.