Piauí vai usar tecnologia israelense para construir estrada

A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) e a Amafi Comercial e Construtora Ltda assinaram um contrato para a execução de 40 quilômetros de estrada entre os municípios de Sebastião Leal e Uruçui, região dos Cerrados, Sul do Piauí. Essa empresa é a única, no Brasil, a trabalhar com a enzima importada de Israel, a base de melaço de cana.

A técnica israelense melhora a aderência da rodovia, impedindo a infiltração de água, além de aumentar a resistência do CBR – índice que revela a capacidade do solo de cargas elevadas. Segundo o engenheiro civil, José Augusto Malta Ferrarria Júnior, da Amafi, essa técnica, criada em Israel, vem sendo usada há mais de 10 anos nos Estados Unidos e Espanha. No Brasil, há uma experiência em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Ainda, segundo o engenheiro, a enzima é fácil de ser colocada e reduz o custo da obra em cerca 30%, se comparada a uma estrada de asfalto e a garantia é de cinco anos. A obra deve ser iniciada em dezembro e deve ser concluída em 90 dias para facilitar o escoamento da produção na área dos Cerrados.

Fonte: JusBrasil / Foto: Sharath G.