Pesquisadores em Israel anunciam uma alternativa revolucionária ao combustível

Com o fornecimento de petróleo ao redor do mundo diminuindo rapidamente, pesquisadores do mundo todo vêm tentando encontrar uma alternativa que possa sustentar as necessidades de energia da humanidade. Uma equipe da Universidade Ben Gurion de Israel pode ter encontrado um combustível alternativo feito de água e dióxido de carbono. Diferentemente das outras alternativas a combustível disponíveis hoje, a “carga verde” criada na Universidade Ben Gurion tem uma vantagem significativa: ela pode ser transformada em combustível utilizando métodos de refino de petróleo existentes e entregue aos postos de gasolina usando a infraestrutura existente. O Professor Moti Hershkowitz, que liderou a equipe da pesquisa, prevê que essa tecnologia inovadora se tornará comercialmente viável dentro de 10 anos.

“É um desafio extraordinário converter dióxido de carbono e hidrogênio em carga verde”, diz Herskowitz: “A tecnologia é baseada em novos catalisadores e processos catalíticos especialmente adaptados.” Hershkowitz explica que até o processo ser totalmente implementado, será possível usar o combustível verde misturado com outras formas disponíveis de combustível verde.

O processo está aguardando patente “e estamos prontos para deslanchar”, demonstrá-lo e comercializá-lo, afirma Herskowitz. Experimentos foram realizados e uma ampliação deve ser relativamente simples, diz ele. Herskowitz acredita que “à medida que avanços tecnológicos tais como a captura de dióxido de carbono a partir de várias fontes, incluindo separação do ar e da água, se tornarem tecnológica e economicamente viáveis, este processo se tornará a tecnologia dominante para a produção de combustíveis líquidos”.

Um divisor de águas

“Os líquidos que foram utilizados ao longo da última década são o etanol (álcool), biodiesel e/ou misturas desses combustíveis com combustíveis convencionais, como continuará a ser feito no futuro previsível. Estas alternativas estão, no entanto, longe do ideal, e há uma necessidade urgente de uma nova abordagem para produzir combustíveis de transporte líquido alternativos por processos sustentáveis, tecnologicamente viáveis e ambientalmente aceitáveis (em termos de emissão de gases de efeito estufa) a partir de materiais renováveis abundantes e de baixo custo”, diz ele.

Ao lado de Herskowitz, que é Professor Catedrático de Engenharia Química, também está o Vice-Reitor e Decano de Pesquisa & Desenvolvimento da Universidade Ben Gurion, o Professor Miron Landau, a Doutora Roxana Vidruk e a equipe do Centro Blechner de Catálise Industrial e Desenvolvimento de Processos da Universidade Ben Gurion que também participou da pesquisa.

O Centro Blechner de Catálise Industrial e Desenvolvimento de Processos tem um histórico comprovado de comercialização de aplicações a partir de suas pesquisas básicas. Ele desenvolveu a linha de produtos Aleol de produtos químicos de aroma fino e a Makhteshim-Agan criou a Negev Aroma em Neot Hovav para produzi-los.

Este projeto é parcialmente apoiado pela I-SAEF (Fundação de Israel para Energia Alternativa Estratégica).