Pesquisa apoiada pela FAPESP analisa Ecossistema de Startups de Software de Israel

Após passar o segundo semestre de 2013 em Israel, Fabio Kon, professor de Ciência da Computação do IME-USP, está de volta ao Brasil onde dará prosseguimento às suas pesquisas sobre Empreendedorismo e Startups. Em seu período em Israel, Fabio realizou uma pesquisa em conjunto com professores de Technion tendo visitado 25 startups de alta tecnologia e entrevistado 40 profissionais entre CEOs, CTOs, fundadores de startups, gestores de fundos de capital de risco e diretores de incubadoras e aceleradoras de startups.

            Os objetivos da viagem, financiada pela FAPESP, foi desenvolver um arcabouço conceitual identificando os principais elementos do ecossistema de startups de software de Israel, identificando seus pontos fortes, limitações e oportunidades para melhorias. Foram realizados inúmeros contatos com a comunidade científica e empresarial de Israel que poderão levar a parcerias no futuro. Os conhecimentos adquiridos em Technion e Tel-Aviv serão transmitidos aqui no Brasil sob a forma de palestras e um curso de pós-graduação no IME-USP. Fabio também espera incentivar o empreendedorismo de Internet e alta tecnologia no Brasil e auxiliar startups em seus desafios iniciais com a criação de uma aceleradora de startups.

Atualmente, Fabio está redigindo, em colaboração com professores de Technion, um artigo detalhado sobre o resultado de suas pesquisas. Esse material ficará disponível publicamente dentro de poucos meses.

 

A seguir, vejamos exemplos de cinco startups israelenses de alto nível que foram visitadas:

 

  Sagacity Sagacity foi fundada em 2013 em Haifa por Elias Yosef, um Israelense vindo da Etiópia e bacharel em comunicação visual pela Academia Bezalel de Arte e Design, com o objetivo de mudar a forma como lidamos com transporte. Seu primeiro produto, WeGo, é um aplicativo (app) para telefones celulares projetado para agrupar amigos e conhecidos em torno de ofertas e pedidos de caronas. Segundo seu CEO, Ayal Zaum, a app será lançada inicialmente no Brasil e depois irá buscar o mercado mundial. Será que teremos um novo Wase pela frente? A empresa pode ser uma boa aposta…

 

  SagacityMedisafe é outra startup sediada em Haifa e fundada por Omri Shor e seu irmão. Fundada há menos de dois anos, a startup desenvolveu uma app que já conta com dezenas de milhares de usuários espalhados pelo mundo, incluindo o próprio Fabio que a adotou imediatamente após visitar a empresa. Essa app, que pode ser baixada gratuitamente no seu celular, permite gerenciar os remédios que precisam ser tomados por você, seus filhos, seus pais idosos ou seu cachorro, de uma forma amigável. Assim, você nunca mais esquecerá de tomar seu remédio (o celular irá lembrá-lo na hora certa) e você terá um relatório de tudo o que já tomou. Grandes empresas tais como hospitais, laboratórios e clínicas podem encomendar uma versão personalizada da app com sua logomarca e identidade visual para distribuir para seus clientes. Hospitais podem usar o sistema para enviar diretamente, para o celular do paciente, os remédios que devem ser tomados e em qual horário. A startup apareceu há algumas semanas na Fox news.

 

 Wishi Wishi é uma startup que as garotas vão adorar. Fundada por Lia Kislev e Hila Angel e sediada em Jerusalém, o WiShi.me é uma rede social de moda para garotas. Elas tiram fotos das roupas em seu armários e o software automaticamente cria um guarda-roupa virtual que pode ser compartilhado com suas amigas. Quando você tiver a próxima festa, pode pedir a amigas para lhe ajudar a escolher a melhor combinação baseada no que você já tem em casa, ou você pode contratar os serviços personalizados de um estilista profissional por um preço bem baixo. Se faltar alguma peça, a plataforma irá ajudar você a comprar o que falta rapidamente online. Veja o guarda-roupa da Lia.

 

BreezoMeter BreezoMeter é uma app que mostra, em tempo real, informações sobre a qualidade do ar no local onde o usuário está presente. Ela indica como a qualidade do ar pode afetar a sua saúde e permite formas de personalizar sua configuração de forma a minimizar a sua exposição à poluição. É um sistema que pode trazer enormes benefícios para, por exemplo, pais de crianças que sofrem de asma. Ele pode também ser útil para esportistas decidirem quando e onde fazerem suas corridas e caminhadas. A startup foi fundada por Ziv Lautman, formado em Engenharia Ambiental por Technion, e utiliza algoritmos avançados para coleta e processamento de dados sobre qualidade do ar. A empresa, http://www.breezometer.com, já possui um protótipo que funciona em Israel e está em busca de investimentos para trazer o produto para outros lugares do mundo. Com a poluição que temos por aqui, parece que São Paulo seria uma bom destino para o negócio.

 

 

iOnRoad  iOnRoad é uma app de realidade aumentada para celulares que ajuda motoristas a evitar acidentes monitorando, em tempo real, a distância para os outros carros na rodovia. Baixe o aplicativo em www.ionroad.com e experimente.