Parece que o investimento em Israel vale a pena

Fala-se muito no mundo sobre Israel. A maioria das conversas sobre Israel é sobre o tratado de paz com os palestinos. O fato de se falar muito do processo de paz em Israel, na realidade torna obscura a sua forte situação econômica em comparação com o mundo, e como um novo e ótimo lugar para novos investimentos e novos investidores.

Então do que se trata?

Se fizermos uma análise profunda dos dados financeiros do Estado de Israel, descobriremos que durante os últimos anos, desde a crise do subprime, iniciada nos Estados Unidos em 2008 e que dura até hoje, Israel quase não foi afetada. Sua situação financeira continuou forte, com bons dados de crescimento em comparação a outros países do mundo.

Em 2014 o crescimento de Israel foi de 3,2%, mais alto que a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é de 1,8%. Em 2015 o crescimento esperado é de 2.8%.

O consumo privado em Israel está subindo constantemente nos últimos anos, e em 2014 o consumo privado foi de 7,9%, dentre os mais altos na OCDE.

O déficit de Israel também tem baixado constantemente. Em 2014 o déficit orçamentário em termos de PIB (Produto Interno Bruto) foi de 2,8%, e em 2015 baixou para 2,6%, mais baixo que a média na OCDE, que é de 3,9%. O índice de receita de impostos é igual à média da OCDE.

A forte situação financeira do Estado de Israel reflete também a baixíssima percentagem de desemprego, historicamente ou com relação à OCDE. Em 2013 a percentagem de desemprego no país estava em 5,9%, em 2014 baixou para 5,7% e hoje em dia é de apenas 5.3%, sendo um dos mais baixos dentre os membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

A situação da bolsa de valores em Israel também mostra uma estabilidade positiva prolongada…

Se compararmos a bolsa de valores em Israel à MSCI (a média das bolsas de valores no mundo), vemos que em 2013 as bolsas de valores no mundo viveram uma espécie de bolha e os índices subiram em 20,3%, enquanto que em Israel subiu em 12,3%.

Em 2014 os índices das bolsas de valores no mundo andaram de lado e subiram apenas em 2,1%, enquanto que em Israel subiram em 10,2%. Também em 2015 Israel prova estabilidade e uma subida impressionante, quando a bolsa de valores de Israel subiu em 17%, enquanto que os índices das bolsas no mundo subiram só 3,56%.

E para finalizar, vamos também falar do dado que todos temem, que é a situação geopolítica em Israel.

Há 67 anos Israel é o único país democrático no Oriente Médio. E a situação geopolítica já se encontra incluida no prêmio de risco dos investidores, que lentamente entendem que o risco não é tão grande quanto se costuma pensar ao assistir sobre Israel nas telas de televisão no mundo.

Se em 2013, no ápice do combate entre Israel e o Hamas, o prêmio de risco medido pelo CDS estava muito alto e era de 100,4, em 2014 ele já baixou para 77,8 e em 2015 o prêmio de risco continua a baixar e está em 69,2.

Israel é uma potência mundial em alta tecnologia e companhias startup!

Um dos maiores sucessos de Israel no mundo é na área de alta tecnologia e de companhias startup, que brotam por todos os lados em Israel.

De acordo com a firma de auditoria e contabilidade Pwc, que publicou sus dados há dois meses, em 2013 as companhias startup israelenses foram vendidas por cerca de 6,5 bilhões de dólares, e em 2014 as companhias startup israelenses foram vendidas por 15 bilhões de dólares!

Segundo eles, 2015 também será um ano muito bom neste âmbito.

Veja a seguir um gráfico de investimentos em pesquisa e desenvolvimento em Israel, em comparação a outros países.

plan migdal 3

grafico migdal 4

Então como se pode investir em Israel?

Na era tecnológica de hoje, as possibilidades de investimento em Israel são muito simples. A possibilidade de seguir os índices, empresas e, é claro, a bolsa de valores de Israel se encontra na tela do nosso computador, e a um clique de botão. É claro que há corretoras líderes em Israel, com base econômica, conhecimento e experiência em investimentos em Israel que tornarão a experiência de investimento em Israel fácil, agradável e espera-se que também, recompensadora.

Este artigo foi preparado pelo Chefe de Pesquisa Econômica da Migdal Capital Markets, maiores informações
com Thomas Teichmann tel.: +972-54-4845141 ou email thomas@francapinvest.com