Pablo Barretti já desfruta dos benefícios do “óculos inteligente”

Deficiente visual, Pablo Barretti, morador da cidade de Farroupilha,  ficou sabendo através de um tio que havia um óculos que  conseguia fazer leitura em formato de áudio de tudo o que fosse captado por uma pequena câmera que fica acoplada ao óculos. O dispositivo  possibilitava reconhecer pessoas cadastradas, fazer contagem de dinheiro, leitura de material impresso, identificação de embalagens, presta informação da hora e dia,  de nomes de ruas entre outras funcionalidades.

Pablo perdeu sua visão aos 17 anos, após contrair uma doença rara que acarretou na deficiência visual. Desde lá, ele vem mostrando a todos que é possível se superar, viver normalmente e ainda ser solidário com os demais que estão passando pela mesma situação.

Com o intuito de proporcionar ainda mais autonomia ao Pablo, um grupo de estudantes do Instituto Federal Campus Farroupilha, onde ele  faz o curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais desenvolveu uma campanha a fim de adquirir o óculos especial para o colega de aula. O valor, R$ 18,9 mil. A turma iniciou a campanha através do site vakinha.com.br onde conseguir arrecadar  o valor necessário para aquisição do chamado óculos inteligente.  Em pouco tempo o valor foi conquistado e o aparelho adquirido.

Pablo recebeu o óculos OrCam MyEye  no inicio do mês de julho e em seu primeiro contato com o aparelho, ele já conseguiu utilizar algumas funções como reconhecer pessoas que estão à sua frente, ler textos impressos e até receber informação da hora e dia. Ele explicou que o manual que veio junto com o aparelho é em inglês e a empresa enviou outro traduzido por e-mail, que está sendo estudado por ele através de um programa de computador. “ Mesmo com essa nova facilidade  não dá para dispensar a tradicional bengala”,  afirmou.

Pablo conta que o óculos foi desenvolvido pela empresa israelense OrCam MyEye tem um dispositivo que  funciona com uma câmera acoplada a aste do óculos e conectada a um aparelho que cabe no bolso. A  câmera fotografa e escaneia tudo o que  estiver na frente e transforma  as informações em arquivos de áudio. A mensagem é retransmitida de forma discreta no ouvido do usuário por meio de um fone conectado.