O futuro da agricultura – e como Israel participará dele

Fronteiras estreitas. Espaço limitado. Não há muita água potável para ser compartilhada. Esta terra bíblica de “leite e mel” trabalhou duro no século 20 para mudar sua dinâmica agrícola e até aprendeu a fazer o deserto florescer.

Como Israel fez isso e o que está reservado para o futuro?

Ao contrário da crença popular, Israel não inventou o tomate cereja, mas comercializou a prática de cultivo e consumo. Isso é típico da mentalidade de “nação de startups” – forte pesquisa acadêmica apoiada por compra industrial, para lucrar com recursos econômicos limitados e em declínio. Acoplar o exposto acima com a mentalidade empreendedora significa que as invenções tecnológicas, como as mencionadas acima, provam que Israel como país é respeitado globalmente como uma nação empreendedora no espaço de tecnologia agrícola (agritech).

Então o que vem depois?

Os desafios globais se apresentam ao longo do tempo e a humanidade no século 21 está enfrentando alguns. Aqui estão 5 desafios universais pertinentes para a agricultura:

  1. Escassez e deficiências de mão de obra. Isso é especialmente importante, pois a agricultura e a colheita são sensíveis ao tempo entre as estações e quando o trabalho não pode ser móvel, como era antes da covid, os humanos precisarão adotar robôs e sistemas não tripulados.
  2. Aquecimento global e pecuária. As vacas, tanto leiteiras quanto de carne, são altas emissoras de dióxido de carbono, que é uma das principais causas do aquecimento global. No entanto, ainda estamos aumentando o consumo de carne e laticínios, apesar dos primeiros adotantes mudarem para alternativas.
  3. Estresse salino para sementes. A terra é finita e o aquecimento global significa que os solos não são tão férteis quanto antes. A pesquisa científica sobre modificação e integração de cultivos combinada com comercialização empreendedora é um desafio desde a base.
  4. O mundo está se urbanizando e crescendo continuamente, mas a agricultura está em terras finitas. A utilização de tecnologias inteligentes artificiais para maximizar o rendimento ajudará os agricultores a atender a essa crescente demanda, mantendo-se todas as outras coisas iguais.
  5. Escassez de água, desperdício e otimização do crescimento. Ser capaz de identificar exatamente para onde está indo cada insumo de produção e quão benéfico será para o resultado da agricultura é equivalente a um futuro de desperdício zero e maximização da água.

Veja os seguintes exemplos de ponta de empresas israelenses operando em escala global, buscando atender aos desafios universais para agricultores comerciais.

Tecnologia de drones e robótica para agricultura autônoma, colheita e compensação de escassez de mão de obra.

o A Blue White Robotics fornece uma plataforma de robô como serviço que conecta vários sistemas autônomos, tanto aéreos quanto terrestres, a aplicações do mundo real. A plataforma foi projetada para coletar dados, fornecer insights acionáveis ​​e melhorar a eficiência e a segurança para grandes operações nas áreas de agricultura, mobilidade e primeiros socorros. Ao alavancar o sensoriamento remoto e a inteligência artificial, a Blue White Robotics visa estabelecer o mais alto padrão para a adoção fácil e segura de tecnologias autônomas.

o A Tevel Aerobotics Technologies combina uma plataforma de robótica aerotransportada patenteada com algoritmos sofisticados para criar um conceito autônomo para manejo e colheita de pomares. A empresa desenvolve uma frota de robôs aerotransportados para tarefas de colheita, desbaste e poda em pomares, fornecendo uma solução de colheita holística para os agricultores. O software de inteligência artificial da Tevel permite a classificação de frutas na fonte, usando um tempo preciso para colher as melhores frutas no pomar. As soluções da empresa têm a capacidade de acessar as copas das árvores e podem funcionar em terrenos complexos, como plantações estreitas ou montanhosas.

Aquecimento global e o futuro do monitoramento da pecuária

TAGim – Sistema de monitoramento sanitário para pecuária

o TAGim é o desenvolvedor de um sistema de monitoramento da saúde do gado que monitora automática e remotamente a temperatura, movimento e alimentação de cada animal. O sistema consiste em brincos descartáveis ​​sem fio de baixo custo e uma rede de comunicações fixas e banco de dados em nuvem, todos suportados por um painel de gerenciamento e aplicativo pen-rider. O algoritmo de rastreamento de saúde do TAGim reporta às partes interessadas e alerta os pen-riders, permitindo intervenções precoces e eficazes dias antes da detecção de sintomas usando apenas pistas visuais. As etiquetas inteligentes também são um substituto para as etiquetas auriculares de identificação visual, eliminando o excesso de trabalho e a necessidade de os animais sofrerem piercings adicionais. A tecnologia patenteada do TAGim foi desenvolvida e fabricada pela Medisim.

miRobot – Solução de ordenha robótica

o miRobot é uma solução robótica complementar que automatiza todo o procedimento de ordenha e se integra aos sistemas de ordenha existentes para trazer automação total à sala de ordenha. A tecnologia miRobot permite que os agricultores ordenhem várias baias simultaneamente, com apenas um supervisor supervisionando toda a sala. Isso pode ajudar a reduzir os custos trabalhistas; encurtar as sessões de ordenha; aumentar a capacidade da sala; e melhorar a qualidade do leite, o rendimento e a saúde das vacas.

Tecnologia de sementes científicas integrada em fazendas comerciais operando em grande escala

Salicrop – Tratamento de sementes para otimização do rendimento sob estresse salino

o A SaliCrop desenvolveu um tratamento de sementes não geneticamente modificado para várias variedades de culturas, vegetais e sementes de grãos. O tratamento de sementes estimula uma epigenética específica da planta, que possibilita o crescimento e a produtividade das culturas em solos de alta salinidade ou quando irrigados com água salobra. Os tratamentos da empresa são realizados com uma formulação contendo materiais geralmente reconhecidos como seguros. Com base no know-how proprietário, a formulação da Salicrop é aplicável a uma ampla gama de culturas como tomate, pimentão, espinafre, arroz, trigo e milho.

Agricultura com inteligência artificial para atender à crescente demanda global

CropX – Plataforma de análise agrícola para gestão de fazendas

o CropX é uma empresa de análise agrícola que atende à necessidade de crescer mais com menos para alimentar a crescente população mundial. A empresa é especializada no desenvolvimento de soluções para fazendas e no processo de tomada de decisão agrícola. O CropX combina conjuntos de dados acima do solo com dados de solo em tempo real medidos por sensores de solo desenvolvidos internamente que transmitem os dados para uma plataforma baseada em nuvem para ser integrado com imagens, dados climáticos, mapas de topografia e textura do solo, colheita modelos e muitos outros conjuntos de dados. Os dados são então analisados ​​por algoritmos baseados em IA para fornecer insights e automações por meio do aplicativo CropX. Com mais de 1.200 clientes pagantes e cerca de 8.500 instalações desde seu lançamento em 2017, a CropX demonstrou economia de água de mais de 40% em diferentes tipos de cultivo, com um aumento de 10% no rendimento.

FruitSpec  – Estimativa de produção de frutos

o FruitSpec oferece uma solução projetada para fornecer estimativas precisas de produção de frutas no início da temporada. A solução da empresa é baseada na tecnologia de visão de máquina hiperespectral. Os pods de sensores FruitSpec montados em ambos os lados de um trator examinam as árvores enquanto o trator se move ao longo das fileiras do pomar durante a atividade regular. A visão computacional aplicada conta e estima automaticamente o número e o tamanho da fruta. O cliente – uma casa de embalagem – recebe então relatórios sobre o rendimento preciso dos frutos e a distribuição do tamanho, tanto no nível individual da árvore quanto na área geral digitalizada. FruitSpec é uma empresa do portfólio da Trendlines Agtech Incubator.

Agricultura digital e utilização de tecnologia de agricultura de precisão para otimizar o crescimento e a eficiência

AgriTask – Plataforma de agronomia de precisão e inteligência agrícola

o A Agritask fornece uma plataforma holística de operações agrícolas projetada para permitir a tomada de decisões pontuais e baseadas em fatos. Os clientes da empresa são produtores, compradores, empresas de insumos agrícolas, governos e organizações sem fins lucrativos, institutos de pesquisa, seguradoras e credores. A Agritask opera em mais de 30 países e em 50 tipos de culturas. A plataforma Agritask permite que os clientes capturem e façam uso de dados agronômicos. Ele é projetado para alta flexibilidade por cliente, permitindo que eles se beneficiem da agricultura de precisão, independentemente de seu ponto de partida. Seu aplicativo móvel pode digitalizar a coleta de dados com base em protocolos e fluxos de trabalho exclusivos de cada projeto. A plataforma é flexível e pode se integrar com tecnologias de terceiros, desde imagens e sensores de campo até planejamento de recursos empresariais e sistemas de pagamento móvel. A plataforma Agritask agrega e processa todos os dados capturados para fornecer insights acionáveis, adaptados a cada cliente.

Netafim – Sistemas de irrigação agrícola

o A Netafim oferece soluções de irrigação e fertirrigação sob medida para milhões de agricultores, permitindo que os produtores maximizem a produção de alimentos com o menor impacto ambiental. Especializada em soluções de ponta a ponta, desde a fonte de água até a zona de raiz, a Netafim oferece projetos de irrigação e estufas apoiados por serviços de engenharia, gerenciamento de projetos e financiamento. A Netafim também está trabalhando em agricultura digital, integrando monitoramento, análise e controle automatizado em tempo real em um único sistema. Em 2018, a empresa química mexicana Mexichem adquiriu 80% da Netafim; O Kibutz Hatzerim detém 20% de propriedade.

N-Drip – Solução de microirrigação por gravidade

o N-Drip é o desenvolvedor de um sistema de micro-irrigação por gravidade que utiliza a infraestrutura de irrigação por inundação existente para fornecer irrigação por gotejamento eficiente. O sistema utiliza pressão inferior a 0,06 bar e é compatível com água suja, não necessitando de filtros. O N-Drip não depende de energia externa, mas faz uso da topografia do campo e da força da gravidade para reduzir os custos de conversão e aumentar a eficiência operacional com o objetivo de economizar água e fertilizantes e aumentar os rendimentos. A N-Drip recebeu o Prêmio Geral de Excelência em Tecnologias Disruptivas no Transformational Business Awards.

Israel estabeleceu-se ao longo do século passado como uma potência global bem respeitada de tecnologias agrícolas. As empresas de Israel cresceram de start-ups para scale-ups para corporações multinacionais com presença global.

É seguro dizer que com robótica e drones ajudando na escassez de mão de obra, monitoramento de gado combatendo desafios climáticos, tecnologias de sementes otimizando espaço agrícola finito, inteligência artificial para maximizar a eficiência e agricultura digital para crescer com precisão; o futuro da agricultura, se você adotar tecnologias e inovações israelenses, parece muito verde, azul e limpo.

Autor: Jeremy Ungar, da Missão Econômica de Israel na Austrália.