Nova gigante de microirrigação já faz planos para crescer no Brasil

Anunciada há cerca de duas semanas, a fusão entre a israelense Rivulis com a indiana Jain Irrigation resultará em uma nova empresa do segmento de microirrigação com faturamento global da ordem de US$ 1 bilhão por ano, de acordo com o diretor-geral da Rivulis no Brasil, Guilherme Souza.

“Há tempos o [fundo soberano de Cingapura] Temasek, que é acionista da Rivulis, busca parceiros para complementar seu portfólio. Com a fusão, vamos crescer mais de 100% na capacidade produtiva, gerando um aumento de 15% de market share”, afirmou.

No Brasil, a Rivulis conta com uma fábrica em Uberlândia e um centro de distribuição em Embu das Artes (SP). Após a fusão, uma nova unidade fabril deverá ser incorporada, na cidade de Leme, também no interior paulista. Há 20 anos instalada no Brasil, a empresa investiu até agora cerca de US$ 20 milhões em suas operações no país.

A aposta do executivo para a expansão no Brasil é que cada vez mais produtores passem a conhecer os benefícios da microirrigação. Segundo Guilherme Souza, o uso da técnica permite uma eficiência de 95% na irrigação das plantas, o que proporciona uma economia de água que pode chegar a 50% na comparação com sistemas convencionais.

“A microirrigação é uma tendência com foco em ações que geram sustentabilidade, economia de recursos e maximização de produtividade. A fusão impulsionará a utilização dessa técnica, principalmente por meio de ações ESG, que agora serão intensificadas. Não há dúvidas que a empresa, com sua maior envergadura neste momento, tem mais chances de sucesso

Fonte: Valor