Netafim se consolida com soluções de irrigação inteligente na Agrishow

A Netafim, empresa israelense pioneira e líder mundial em soluções de irrigação por gotejamento, apresenta na 24ª Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), durante os dias 1 a 5 de maio, em Ribeirão Preto/SP, novas soluções e tecnologias de irrigação destinadas aos produtores rurais.

A irrigação inteligente para grãos é constituída por gotejamento subterrâneo e permite maximizar a rentabilidade da operação agrícola, utilizando água e nutrientes de forma racional e sustentável. Os maiores benefícios estão ligados à otimização do recurso hídrico, aproveitamento da área cultivada, redução no consumo de energia e de mão-de-obra para a operação do sistema, busca do potencial genético da planta através da nutrirrigação (adubação é aplicada pelo sistema de gotejamento diretamente na zona das raízes das plantas).

Com investimentos na operação de barter na cultura de café há cerca de um ano, a companhia iniciará também, em breve, a oferta da ferramenta para grãos, em especial a soja, que vem crescendo em produção e se destacando no Brasil

O barter funciona da seguinte forma: o produtor rural usa a commodity como pagamento. “O produtor vende o grão para a trading e ela faz o pagamento para que o agricultor adquira os equipamentos”, esclarece Elon Svicero, diretor comercial da Netafim.

Para as operações de barter, a Netafim tem a parceria de uma trading que atua como agente financiador e recebedor do volume de sacas contratado. Todo o processo é intermediado pela Unibarter, consultoria parceira no processo de implantação.

“Notamos um grande potencial no mercado de grãos, especialmente soja, por ser uma de nossas principais commodities, com grandes volumes de exportação. Queremos crescer nesse segmento e oferecer ao produtor rural uma assistência completa: mais do que apenas o sistema de irrigação, mas também ferramentas de investimento e opções financeiras que poderão o auxiliar em todo o processo”, diz Svicero.

Para a cultura de cana de açúcar também terão novidades. Com conceito inovador, o kit de irrigação de MPB (Muda pré-brotada) é móvel e adaptável aos caminhões de transporte de água e vai garantir o pagamento e segurança no desenvolvimento inicial das mudas. O sistema proporciona economia no transporte e aplicação de água e ainda garante maior uniformidade no viveiro e expressiva redução de mão de obra. É menos água e mais muda, menos área e mais cana.

Soluções e produtos

Entre os lançamentos na Agrishow, está o aspersor D-Net 9575, com uniformidade superior recomendado para maiores produtividades e para aplicações em área total em várias vazões e com uma linha ampla de acessórios. “Exclusivo e patenteado braço difusor 3D, o produto garante uma distribuição de água mais uniforme, contribuindo para o uso eficiente da água na produção e uma irrigação inteligente”, explica Carlos Sanches, Diretor de Marketing Mercosur.

Já o novo gotejador Typhon Plus é um não auto compensado indicado para regiões que contam com águas mais complexas, com alto teor de sais minerais ou matéria orgânica. “Recomendamos para produtores que usam, em média, de 3 a 8 safras. O produto vem para atender a demanda do agricultor que tinha a necessidade de uma parede mais fina do gotejador, porém que tivesse também mais robustez”, afirma Sanches.

Para o mercado de filtros, a companhia apresenta sua nova linha de produtos Filtros Netafim, desenvolvido para proteger o sistema de irrigação das partículas sólidas da água. São duas opções disponíveis: um de plástico de areia, mais leve e resistente a corrosão, e outro que conta com a uma pintura especial que protege e é também resistente a corrosão.

A linha FlexNet, que completa o portfólio de produtos, apresenta tubos flexíveis que contam com saídas para gotejadores e aspersores previamente inseridos, trazendo conveniência e facilitando a instalação do sistema de forma mais segura com redução de riscos de vazamentos. Leve e durável, possibilita também o tráfego de máquinas sobre a tubulação, permitindo o uso de diversas máquinas e implementos agrícolas.

“Oferecemos aos agricultores um sistema completo de irrigação inteligente para diversos tipos de cultura em todo o país, buscando sempre auxiliar e contribuir com a produtividade, conveniência e rentabilidade do produtor e atuando de forma sustentável, evitando desperdícios e utilizando os recursos hídricos disponíveis de forma eficiente na produção”, comenta o Diretor de Marketing Mercosur.

A Agrishow será realizada durante os dias 1 a 5 de maio, em Ribeirão Preto/SP. Interessados podem visitar o estande da localizado na Rua B 20 D. Mais informações a 24ª Agrishow podem ser obtidas no website: http://www.agrishow.com.br/pt/.

Fonte: Assessoria de Comunicação Netafim