Multinacional israelense inova em cenário metaverso para coletiva de imprensa

A Ituran Brasil, multinacional israelense, inovou no ambiente digital em sua coletiva anual de imprensa. Por conta do aumento de casos da Ómicron, a companhia criou uma solução: desenvolveu um ambiente em metaverso, no qual os jornalistas podem viver uma experiência em realidade virtual, dentro de uma espécie de museu com informações e até um automóvel. 

A ideia desenvolvida representa a possibilidade de acessar uma espécie de realidade paralela, em que os jornalistas podem ter uma experiência de imersão. “Tecnicamente, o metaverso não é algo real, mas busca passar uma sensação de realidade, e possui toda uma estrutura no mundo real para isso.  Criamos esse ambiente interativo, onde os jornalistas participantes podem ter contato com a mestre de cerimônias, informações em totens virtuais, plateia digital na coletiva e outros atrativos. Além da interação com o conteúdo, os jornalistas presentes no ambiente podem ainda interagir entre si por texto ou voz, como se estivessem em um evento presencial”, revela Tobias Zamignan Manica, responsável pelo marketing da Ituran.

O funcionamento do metaverso é semelhante ao dos óculos de realidade virtual – que já foi usado na coletiva anterior-, mas com alguns recursos diferentes. Esse instrumento “teletransporta” a pessoa para um mundo que existe, mas que não está ao nosso alcance no mundo real. A diferença é que, agora, o metaverso é uma realidade cada vez mais palpável e que promete revolucionar o entretenimento, em produtos e em serviços. 

“Essa nova abordagem é altamente tecnológica e contemporânea – uma vez que metaverso é a palavra da vez. Permite criarmos um ambiente temático repleto de recursos como vídeos, botões, imagens, sons e criando uma espécie de ´lounge´.  E é muito acessível, proporcionando interação em qualquer tipo de dispositivo (smartphone, computador e óculos VR), através de voz, chat”, explica Ronaldo Gazel, Creative Technologist, responsável pelo desenvolvimento da plataforma.

Para ele, todo esse processo criativo também dá ao jornalista uma dimensão do DNA da Ituran. “Esse ambiente que desenvolvemos torna-se um grande aliado na divulgação da nossa mensagem de inovação. Somos uma empresa de tecnologia de ponta, de criação de novas soluções. Essa é mais oportunidade, diante da pandemia, de os jornalistas terem um contato mais próximo com a realidade que vamos apresentar”, finalizou Tobias.

Fonte: Portal Imprensa

Foto: Divulgação