Motorola Solutions criará nova rede para smartphone para as Forças de Defesa de Israel

Chefe da Administração de Aquisições para o Ministério da Defesa, General de Brigada da Reserva Shmuel Zuker. Foto: Ariel Hermoni/Ministério da Defesa.

O Ministério da Defesa e a Motorola Solutions assinaram um acordo na quarta-feira que abre caminho para um nova rede de telefonia celular criptografada para o exército composta de smartphones.

Os novos dispositivos permitirão que os membros das forças armadas enviem mensagens, mídia digital e e-mails criptografados diretamente do campo de batalha para o centro de comando e controle.

Esses dispositivos substituirão a atual rede de telefonia celular das Forças de Defesa de Israel, conhecida como Rose Hills – baseada em modelos de celulares antigos.

Os smartphones com tela sensível ao toque, assim como os smartphones civis, possuem um GPS embutido e uma câmera de 8 megapixels, porém, também são adaptados para o uso dos soldados em zonas de combate e possuem aplicativos exclusivos.

O celular tem um exterior resistente, é à prova de água e poeira, e vem equipado com uma bateria com duração de 400 minutos de tempo de uso e 500 horas no modo standby.

A implementação e a administração do projeto custará USD 100 milhões ao Ministério da Defesa nos próximos 15 anos.

A Motorola fornecerá suporte técnico constante para os dispositivos e para a rede.

O acordo segue longas negociações envolvendo os delegados da Administração de Aquisições do Ministério da Defesa e a Motorola Solutions em Nova York.

O Ministério da Defesa declarou que a escolha pela Motorola Solutions foi devido às suas tecnologias únicas, consideradas adequadas para fins de segurança.

O General de Brigada da Reserva Shmuel Zuker, Chefe da Administração de Aquisições, diz que o primeiro smartphone das Forças de Defesa de Israel levará “uma revolução de smartphones aos campos de batalha do futuro e proporcionará uma vantagem importante para as Forças de Defesa de Israel e para o estabelecimento da defesa como um todo”.

Zuker ainda acrescenta: “Fomos bem-sucedidos em trazer para as Forças Armadas de Israel a tecnologia mais avançada do mundo e pelo melhor preço”.

Fonte: JPost