Moovit lança serviço de carona em São Paulo

O Moovit anunciou nesta segunda-feira (12) uma ferramenta que permitirá aos usuários da cidade de São Paulo usarem o app para oferecer caronas. A chegada do recurso pode mudar a cara do programa para celulares, já que o aplicativo fazia até então o acompanhamento em tempo real de transportes públicos, como ônibus e trens.

O Moovit Carpool chega ao Brasil antes de estrear o serviço de caronas de um potencial rival. O Waze, empresa do Google, anunciou em março que seu serviço de caronas chegaria ao país ainda em 2017 –já funciona em Israel e nos Estados Unidos.

Segundo o Moovit, o Carpool, ainda em beta, tem como objetivo ajudar a complementar o serviço de traçar rotas com transporte público.

Segundo Itay Gil, vice-presidente do Moovit, a iniciativa pode elevar a ocupação de veículos de passeio e, assim, reduzir a lotação de ônibus, trem e metrô.

Como funciona

À exemplo do que ocorre no Waze em outros países, caronistas e motoristas também dividem as despesas da corrida.
Os motoristas interessados em dar caronas têm de instalar um aplicativo especial, o “Moovit Carpool – Motoristas”. Ele tem de informar detalhes dos trajetos que costuma percorrer diariamente, como pontos de partida e de destino, além dos horários e do número de lugares disponíveis no veículo.

Para que o Carpool não se torne uma ocupação, as caronas são limitadas a duas por dia. Isso vale tanto para condutores quanto para passageiros. O número máximo de passageiros no carro não pode passar de três.

Para pegar uma corrida, um passageiro do Moovit tem de pesquisar no app se seu itinerário é percorrido por algum motorista. É o motorista que aprova se aceita transporta alguém ou não. A opção pela carona aparece ao lado de outras modalidades de transporte, como ônibus, trem, metro, táxi e Uber. O app também possui um comparador de preço entre elas.

Para participar, os usuários têm de informar número de celular e integrar ao app suas contas do Facebook.
Ao fim da corrida, o Moovit calcula o valor a ser dividido. O dinheiro é depositado na conta do motorista uma vez por mês. São Paulo será o primeiro local na América Latina a contar com a novidade e, para incentivar a adoção, inicialmente o aplicativo irá subsidiar os trajetos feitos pela plataforma nessa modalidade.