Moovit, aplicativo útil ao transporte coletivo está em operação em Bauru

Após período em caráter experimental, já pode ser integralmente baixado o aplicativo Moovit – espécie de rede social com informações úteis ao passageiro de ônibus circular. Vale destacar que não se pode confundir o Moovit com o ITS, outro sistema, em fase de testes que estará disponível até o fim do mês à população e permitirá, por computador ou smarphones com Android, a localização exata dos ônibus em todas as linhas, acompanhando, inclusive, a movimentação dos veículos em tempo real. O acesso será possível por meio dos sites da Transurb e da Emdurb.

No caso do Moovit. o acesso já é possível sem restrições. “Está funcionando, mas é cedo para um feedback [retorno das primeiras operações]”, diz o arquiteto João Felipe Lança, da Emdurb. “Uma curiosidade foi uma pessoa de Belo Horizonte que viu a primeira matéria [no JC] e ligou de lá, interessada em saber como funciona”.

Exatamente para orientar, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) mantém, em seu site, um passo a passo.

Conforme já noticiado, o Moovit foi desenvolvido por uma empresa israelense e, no País, só funciona em sete cidades, todas capitais, com exceção de Itajaí (SC). Bauru é a oitava cidade brasileira a aderir ao aplicativo.

O Moovit pode ser baixado gratuitamente nos celulares que operam com o Adroid ou com o IOS [sistema operacional da Apple].

O aplicativo apresenta opções de rotas, linhas e itinerários do transporte coletivo, bem como indica os horários estimados para a passagem dos ônibus em cada um dos pontos de parada, mas sem ser em tempo real.

Outro instrumento digital que facilitará a vida do usuário do transporte público é a inclusão de Bauru no Google Transit.

Do celular ou do computador, acessando a página do sistema, será possível buscar o melhor caminho para se chegar ao local desejado.