Marrocos contrata empresa israelense para satélite de observação e reconhecimento

Em um movimento para fortalecer suas capacidades de vigilância espacial, Marrocos contratou uma empresa israelense para construir um novo satélite de observação e reconhecimento. O grupo israelense, Israel Aerospace Industries (IAI), foi selecionado pelo reino do norte da África para desenvolver essa tecnologia avançada em satélites. Esse anúncio ocorre após a assinatura de um memorando de entendimento, estabelecendo as bases para a colaboração em defesa e espaço entre as duas nações.

Marrocos tem como objetivo substituir seu satélite existente, o Mohammed-VI A, lançado em 2017 com a colaboração da Thales Alenia Space e da Airbus, duas gigantes aeroespaciais europeias que também entregaram o satélite Mohammed VI B em 2018. O Centro Real para Sensoriamento Remoto do Espaço em Marrocos, que supervisiona a implantação e o avanço do sensoriamento remoto baseado em espaço, convidou várias empresas globais, incluindo a IAI, a apresentar propostas para esse projeto.

A IAI é conhecida por sua série de satélites de reconhecimento Ofek, que começou a ser implantada desde 1988, evidenciando a profunda experiência da empresa em tecnologia espacial e de defesa. A consideração por um satélite construído por Israel marca um marco significativo após o acordo de cooperação militar entre Marrocos e Israel em outubro de 2021.