O economista Marcos Lisboa deu início nesta quarta-feira, 13 de agosto, ao Ciclo de Palestras da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, em evento realizado no Restaurante Cantaloup, que reuniu cerca de 30 participantes entre empresários, executivos, associados e diretores da entidade.
Lisboa, que foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e é vice-presidente do Insper, Instituto de Ensino e Pesquisa, falou sobre “O Panorama Político no Brasil – Por que o Brasil ficou para trás? – Desafios para o próximo governo”.
“O objetivo da discussão de hoje foi tentar entender as causas desse atraso brasileiro e o que podemos fazer para retomar uma agenda de crescimento mais condizente com as nossas necessidades e com a nossa história. Infelizmente, nos últimos anos, apresentamos um desempenho pior do que as economias semelhantes à brasileira, seja dos demais países emergentes ou até mesmo da América Latina. Sem dúvida, a baixa produtividade pode ser apontada como uma das principais causas deste baixo crescimento. O setor produtivo também é culpado por erros da política econômica”, destacou o economista.
Segundo ele, para a retomada da confiança e para que a economia volte a crescer o país precisa resgatar a agenda de reformas e medidas horizontais que vigoraram dos anos 90 até 2008 e adotar a transparência observada nas políticas sociais na condução da política econômica. “A complexidade da carga tributária é filha dos incentivos fiscais. Para criar os benefícios você adiciona regras e exceções, que vão se somando aumentando a complexidade da carga”, destacou.
Ao final da apresentação, os convidados aproveitaram para fazer perguntas e deram suas impressões sobre o palestrante, como o ex-presidente do Secovi, Romeu Chap Chap, que destacou: “ tenho um grande respeito por Marcos Lisboa, autor do marco regulatório que fez a indústria da construção civil crescer. Foi uma grande oportunidade estar aqui hoje, ao lado deste homem brilhante e estudioso, que fez essa análise do Brasil”.
“Em nossos eventos, buscamos trazer contribuições que possam melhorar o ambiente de trabalho e criar um relacionamento importante entre Brasil e Israel. Marcos Lisboa nos deu uma verdadeira aula, onde além de apresentar os fatos históricos avaliou a complexidade do momento atual, destacou o presidente da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, Jayme Blay.
O evento com Marcos Lisboa teve o patrocínio da Ituran e foi destaque no Jornal Valor Econômico.