A empresa israelense Hygimed desenvolveu um equipamento que transforma os resíduos de serviços de saúde em lixo comum, com benefícios ambientais e financeiros.
Os resíduos de serviços de saúde (RSS) são os chamados lixos ou resíduos hospitalares, originados em hospitais, laboratórios e outras instituições. Esses objetos podem ser sólidos, semissólidos ou líquidos e não podem ser simplesmente descartados com o lixo comum, havendo a necessidade de um processo diferenciado, já que podem causar riscos à saúde e ao meio ambiente.
O equipamento combina o desinfetante ambientalmente amigável com um processo de trituração forte e eficaz, permitindo uma redução de 90% no volume de resíduos já desinfectados
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabeleceu regras nacionais sobre acondicionamento e tratamento do lixo hospitalar gerado –da origem ao destino. As regras atingem hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, necrotérios e outros estabelecimentos de saúde. O Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS), aponta e descreve ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos observando suas características.
Segundo norma, o descarte deste tipo de resíduo deve seguir os cinco tipos de classificação: resíduos potencialmente infectantes, químicos, radioativos, comuns e perfurocortantes.
Para garantir que todo lixo –independentemente de ser infectante ou não– seja coletado, tratado e descartado de forma adequada, é essencial que os hospitais tenham planos de gerenciamento de lixo bem definidos. Esses planos devem incluir protocolos, sistemas e processos para descarte de lixo hospitalar desde sua geração, como no leito do paciente, até deixar a instalação para o descarte final.
Neste âmbito, a empresa israelense Hygimed surge com uma proposta rápida e eficaz para o tratamendo do resíduo hospitalar.
A empresa traz ao mercado um equipamento triturador com desinfetante ecofriendly, para ser instalado no local mais próximo à geração de resíduos, eliminando assim os riscos associados à gestão de resíduos perigosos e reduzindo os custos operacionais.
O equipamento combina o desinfetante ambientalmente amigável com um processo de trituração forte e eficaz, permitindo uma redução de 90% no volume de resíduos –já desinfectados. A solução de desinfecção é aplicada em ciclos, cada um com duração de cerca de 15 minutos para cada 70 litros de resíduos. Este processo permite a destruição dos elementos biológicos patogênicos.